Mulheres metalúrgicas debatem agenda sindical do próximo período

O Coletivo de Metalúrgicos da CUT-RS se reuniu durante essa segunda-feira (9), na sede da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) para discutirem a participação das mulheres nas atividades do próximo período.

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) realizará o Encontro dos Coletivos da CNM, em Curitiba, Paraná, devido ao acampamento Lula Livre. Já em outubro, de 7 a 10, acontece o Congresso Nacional da CUT, em Praia Grande, São Paulo.

Para a diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) e da CNM/CUT, Simone Peixoto, a reunião foi bastante produtiva. “Debatemos a participação das mulheres metalúrgicas nestas atividades”, contou ela.

“Também encaminhamos com a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) para que haja representação das mulheres nas reuniões regionais que estão sendo feitas pelo estado, para interagirmos com as companheiras do interior”, destacou Simone.

Outro ponto debatido na reunião foi referente aos empecilhos que a maioria das sindicalistas enfrentam dentro das suas próprias entidades. “Há dificuldade para liberarem as companheiras paras reuniões e dificuldades para as dirigentes fazerem mobilizações direcionadas paras mulheres”, ressaltou.

Além disso, a ideia das dirigentes é ter um maior conhecimento e participação nas negociações coletivas, para construírem avanços nas pautas específicas das mulheres, que tragam melhorias nas condições de trabalho no chão de fábrica e por consequência, uma melhor qualidade de vida com a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =

Whatsapp