São Leopoldo emite estado de alerta após evolução da pandemia no município

Comitê identificou aumento da ocupação de UTIs e da carga viral do coronavírus
encontrada no esgoto da cidade

O Comitê de Atenção ao Coronavírus de São Leopoldo emitiu um comunicado com estado de alerta para a situação do município, após reunião extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira. A ação ocorre por conta da evolução dos casos, da taxa de ocupação dos leitos da UTI Covid no Hospital Centenário, que está em 94% e o aumento da carga viral encontrada no esgoto da cidade em mais de 2000% em um período de 20 dias. A quantidade de cópias genômicas por litro coletadas subiu de 73.190 (Cg/l), coletada em 11 de janeiro, para 1.535.990 (Cg/l), na amostra coletada no dia 1º de fevereiro.

O estudo é resultado do monitoramento ambiental do novo coronavírus em águas residuárias e de superfície do Rio Grande do Sul, através de uma pesquisa coordenado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em parceria com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e outras intuições, como a Universidade Feevale e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O objetivo da pesquisa é investigar a disseminação do SARS-CoV-2 no sistema de esgoto em áreas de interesse da Vigilância em Saúde. Segundo o vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, a ETE Vicentina, ponto da última coleta, atende cerca de 54 mil habitantes dos bairros Santos Dumont, Rio dos Sinos, São Miguel, Centro e Vicentina. “A pesquisa permite mensurar uma maior ou menor circulação do vírus na população que contribui para aquele esgoto. Se o vírus está presente no esgoto, consequentemente também pode estar presente nas águas do rio, arroios, açudes e afluentes, portanto quanto mais esgoto tratado, menos doenças são transmitidas à população”, destaca.

Pelo comunicado, a Prefeitura informa que irá intensificar as orientações aos cidadãos e ampliará a atuação na fiscalização de descumprimento dos decretos. A campanha de conscientização também será reforçada. “A situação segue crítica, afinal estamos num ritmo muito lento de vacinação no Brasil”, disse o prefeito Ary Vanazzi, na reunião. Na próxima terça-feira, o Comitê volta a se reunir para atualizar as regras de prevenção e distanciamento em São Leopoldo.

Fonte:  Correio do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =