Com 276 mortes, RS bate recorde de mortes por covid-19 pela segunda vez na semana

Nas últimas 24h, foram confirmados 276 óbitos no Estado.
Em três dias, foram confirmadas 802 mortes por covid-19 no RS.

Pela segunda vez esta semana, o Rio Grande do Sul registrou nesta quinta-feira (11) recorde de mortes associadas ao coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 276 óbitos no Estado. Na terça, haviam sido 275. Na quarta, foram outros 251. Em três dias, foram confirmadas 802 mortes por covid-19 no RS. Isso representa 5,5% do total desde o início da pandemia.

A Secretaria Estadual da Saúde também registrou 7.103 novos casos da doença, que já contaminou mais de 720 mil pessoas no Estado. Já o número total de óbitos chegou a 14.363.

O mais preocupante é que a situação segue extremamente grave, com a taxa de ocupação das UTIs em todo o RS em 106,5%, o que significa que há 200 leitos a menos do que seriam necessários neste momento. Em Porto Alegre, a situação é semelhante, com as ocupação das UTIs em 111,08% nesta tarde. No Hospital Moinhos de Vento, a taxa está em 160%. No Hospital de Clínicas, em 116%.

A previsão do governo do Estado é que o RS permaneça em bandeira preta até o dia 21 de fevereiro, mas, desde o início das restrições impostas para tentar conter o avanço desenfreado da pandemia, os índices só pioram. Inúmeros especialistas já alertavam que isso deveria acontecer, como resultado da série de aglomerações registradas no fim do ano e no Carnaval, do ritmo de vida muito próximo ao anterior à pandemia e diante da falta de cuidados básicos, como o uso correto de máscaras e higienização das mãos.

Além disso, o país enfrenta a circulação de novas variantes do vírus, apontadas como muito mais contagiosas e graves, especialmente entre a população mais jovem, e o governo federal segue disseminando informações contraditórias, atacando a população e procurando culpados em lugar de tomar medidas enérgicas e adquirir vacinas.

Fonte: Sul21

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Whatsapp