Seminário marca o primeiro ano de existência da IndustriAll-BR

A IndustriAll-BR, entidade criada pelo movimento sindical para discutir os principais problemas da Indústria e propor alternativas para o futuro da produção e do emprego no Brasil, realizou na manhã desta terça-feira (14) um seminário para marcar seu primeiro ano de existência.

O encontro, transmitido de forma virtual, contou a participação de lideranças sindicais, políticas, representantes de universidades e da indústria para debater a situação industrial do país, reindustrialização e uma agenda de desenvolvimento produtivo.

Diretor executivo do Sindicato, presidente da Industriall-BR e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, abriu o seminário lembrando que a entidade foi criada também com a proposta de unificar as demais que já discutem esse tema e falou de desafios.

“Temos assistido nos últimos anos um desmonte da indústria no Brasil, e sem uma indústria forte não teremos desenvolvimento no nosso país. É extremamente necessário, depois de um ano da criação da Industriall-Brasil, fazermos essa reflexão sobre como será o futuro da indústria”.

“Precisamos, mais do que nunca, fazer uma reflexão sobre política industrial, principalmente diante de um ano eleitoral, é necessário conversar com os sindicatos, com a nossa base e com a sociedade sobre qual modelo de desenvolvimento econômico queremos”, prosseguiu.

Já o presidente dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, ressaltou a necessidade de fortalecer a indústria e o movimento sindical. “Quando a indústria representa de 5% a 7% do PIB, significa que é um país sem indústrias, e infelizmente estamos caminhando rapidamente para isso. Precisamos do apoio de todos, trabalhadores, empresários, movimento sindical, a própria Industriall-Brasil e também dos governantes no sentido de retomar a força da indústria no Brasil”.

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, ressaltou a importância da entidade. “O movimento sindical brasileiro ao longo de sua história criou muitas organizações, e a IndustriAll-Brasil, que completou seu primeiro ano, já cumpre um papel importante para o país, mas no futuro cumprirá ainda mais”.

 

Fonte: CNM/CUT

Foto: SMABC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + nove =