Carne mais cara faz brasileiros baterem recorde no consumo de ovo

O consumo de ovos no Brasil, que já havia aumentou em 2020, voltou a crescer em 2021 e estabeleceu um novo recorde. Com a alta no preço da carne vermelha, os ovos se tornaram a principal alternativa. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, aponta para uma variação de mais de 15% nas carnes em 12 meses.

Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a média de consumo de ovos por pessoa subiu de 251 para 255 em 2021. No total, a produção foi de 54,503 bilhões de unidades, mais de um bilhão acima do produzido no ano anterior.

Em 2022, o consumo deve aumentar ainda mais, chegando a uma média de 262 unidades de ovos por pessoa. Houve ainda um aumento no consumo das carnes de frango e suína.

Segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin, esse avanço só foi possível por conta do estabelecimento do auxílio emergencial – criado pelo Congresso Nacional após muita resistência do governo Jair Bolsonaro. “A avaliação do comportamento do consumo em 2021 ao longo dos meses mostra o impacto destes programas de apoio para o acesso da população às proteínas de aves, suínos e ovos. Este é um dos fatores que deve manter os níveis de consumo no próximo ano”, disse.

Dados do IPCA apontam para o aumento de 15% no valor das carnes em 12 meses. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo de carne vermelha no Brasil é o menor dos últimos 26 anos. O preço do ovo também subiu no período; a variação foi de 17% segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV.

Isso acontece também em meio ao agravamento da insegurança alimentar no país, onde o drama da fome fez as pessoas formarem filas por ossos e restos de carne. Ao menos 2 milhões de famílias foram jogadas na pobreza extrema no governo Bolsonaro.

 

Fonte: CUT Nacional

Foto: LUIS AGNER/AGÊNCIA IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =