Dinheiro esquecido: Bancos têm até 12 dias úteis para pagar via PIX

As instituições financeiras terão um prazo de 12 dias úteis para depositar nas contas correntes dos brasileiros que têm dinheiro esquecido nos bancos, caso o pedido de resgate seja feito via PIX, segundo o Banco Central (BC).

Quem acessar o Sistemas de Valores a Receber (SRV) do BC e descobrir que tem direito ao resgate, deve entrar no mesmo site para saber o valor a receber e solicitar a transferência na data agenda pelo sistema. Se quiser receber via PIX deve informar umas das chaves cadastradas e alguns dados pessoais caso o banco precise entrar em contato.

Se o banco não oferecer a possibilidade de resgate dos recursos por meio do PIX, o BC vai disponibilizar o e-mail e telefone da instituição para que seja feito o contato e o banco possa fazer o pagamento ao cliente.

Os pedidos de devolução poderão ser feitos a partir do dia 7 de março, dependendo da data de nascimento do cliente ou da criação da empresa.

Confira o calendário do BC:

Arte/Ana Luiz Vaccarin/MGiora

Quem perder a data do agendamento original e a repescagem poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

Primeira fase

No total, 28 milhões de brasileiros – 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas –  têm dinheiro esquecido nos bancos e poderão solicitar o saque nesta primeira rodada de liberação dos recursos.

Segunda fase

Quem acessou o novo site para consulta a dinheiro esquecido em bancos e foi informado de que não tem valores a receber, terá uma nova chance em maio.

Segundo o Banco Central, haverá uma segunda fase de liberação do dinheiro esquecido nos bancos a  partir de 2 de maio.

Para sacar é preciso ter conta no Gov.br

Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo app Gov.br (Google Play App Store). Será exigido um cadastro nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato.

Depois, volte ao site (bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para solicitar o resgate do saldo existente;

Se você perder sua data e períodode resgate, venha aqui (bcb.gov.br) no sábado da repescagem das 4h às 24h, de acordo com o calendário acima.

Se você também perder seu sábado de repescagem, acesse novamente o site (bcb.gov.br) a partir de 28/03/2022 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

 

Fonte: CUT Nacional

Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois − 2 =