Fies: Inadimplentes poderão renegociar dívidas a partir da próxima segunda-feira (7)

Estudantes que possuem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão renegociar seus débitos a partir da próxima segunda-feira, 7 de março. De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 51,7% dos estudantes que participam do programa estão nessa situação há pelo menos 90 dias. O valor devido pelos atrasos de pagamento soma R$ 9 bilhões.

Descontos para a renegociação do Fies

Estudantes que estão com parcelas com atraso de 90 a 360 dias terão um desconto de 12% para efetuar o pagamento do saldo devedor, além de isenção de juros e e multas. O parcelamento poderá ser feito em até 150 vezes, cerca de 12 anos e cinco meses.

Já os estudantes que estão inadimplentes a mais de 360 dias terão descontos que poderão chegar a 86,5% do valor devido. Caso o estudante esteja cadastrado no CadÚnico ou seja beneficiário de Auxílio Emergencial, o estudante conseguirá um desconto de 92% e o saldo poderá ser parcelado em até 10 vezes.

Como negociar a dívida

Para negociar o pagamento da dívida, o estudante deverá se comunicar diretamente com a instituição bancária em que contratou o Fies – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. A primeira parcela deverá ser paga no ato da renegociação, sendo que o valor mínimo da prestação é R$ 200. Assim que efetuar o pagamento da primeira parcela, o estudante poderá requerer a retirada do seu nome de cadastros de restrição de crédito.

Tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal dispõem de atendimento presencial e digital para a renegociação e o pagamento das dívidas.

 

  • Banco do Brasil: os clientes podem obter mais informações pelo App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).
  • Caixa Econômica Federal: para obter mais informações, os estudantes poderão acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.

 

Fonte: RecontaAí

Foto: MARCELO CASALL / AGÊNCIA BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =