Metalúrgicos iniciam debate sobre os rumos da CNM/CUT em Taubaté, interior de SP

A CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CUT) iniciou os debates com os sindicatos de metalúrgicos no Brasil para traçar os rumos da entidade para o próximo período. A primeira reunião foi realizada na sede do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), na tarde dessa quarta-feira (22).

O presidente em exercício da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, considerou o encontro fundamental. “Conseguimos reunir representantes dos metalúrgicos de vários sindicatos do Brasil, o que transformou o debate estratégico. Os dirigentes se comprometeram em construir uma CNM, no próximo 11° congresso, voltada para sua origem de formação.”

Loricardo explicou que a entidade tem como origem o contrato coletivo nacional, a formação e a relação internacional. “O nosso grande propósito é olharmos para o futuro da CNMCUT definir o que queremos como organização nacional dos metalúrgicos da CUT”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (RS), Adriano Filippetto, afirmou que o debate é de extrema importância. “É o ponta pé inicial para definir o papel nacional da CNM”, disse Filippetto, ressaltando que também é urgente discutir o processo de desindustrialização do Brasil.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (PE), Henrique Gomes, o encontro se fazia necessário. “Estávamos precisando desse espaço, principalmente, diante dos ataques que estamos sofrendo. Assim, temos que nos juntar e fortalecer a CNM também por meio das redes sindicais e da parceria com entidades internacionais.”

De acordo com o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, a reunião foi uma das mais importantes realizadas na sede da entidade. “Receber esses dirigentes do movimento sindical de todo o Brasil foi uma honra, bem como participar das discussões sobre os rumos estratégicos da CNM.”

Também participaram da reunião os presidentes dos Sindicatos dos Metalúrgicos de São Carlos, do ABC Paulista, Pindamonhangaba, Minas Gerais (MG), São Leopoldo e Canoas (RS).

Próxima reunião

Uma nova reunião sobre os rumos da CNMCUT deve ocorrer em novembro, com representantes de sindicatos dos metalúrgicos de outras regiões do Brasil. De acordo com Loricardo, o encontro será para analisar o cenário e já seguir para o 11º Congresso da CNM/CUT, previsto para 2023.

 

Fonte: CNM/CUT

Foto: SINDMETAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dez =