Metalúrgico gaúcho, Loricardo de Oliveira é eleito novo presidente da CNM/CUT

O metalúrgico gaúcho Loricardo de Oliveira é o novo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da CUT (CNM/CUT). A eleição da nova diretoria ocorreu na abertura do 11º Congresso da da entidade “Reconstruir o Brasil de forma sustentável e humanizada com trabalho decente, soberania, renda e direitos”, realizado em Guarulhos (SP).

Metalúrgico há mais de 25 anos, Loricardo é trabalhador metalúrgico de Campo Bom, da base de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Seu primeiro emprego foi como ajustador de peças. Em 1991 entrou para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo (RS), onde construiu sua trajetória até chegar na CUT-RS em 2006. Em 2011, foi eleito para a diretoria da CNM/CUT, para seis anos depois substituir João Cayres na secretaria geral da entidade, cargo que mantinha até esse congresso.

Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou a campanha que a CNM/CUT quer encabeçar pedindo o impeachment do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em protesto pela política de juros nociva à economia brasileira. “Não vai ter indústria ou desenvolvimento nesse país se houver alguém botando o pé na porta e impedindo isso”, disse Loricardo.

Ele também afirmou que a eleição do presidente Lula é o momento propício para a classe trabalhadora colocar sua pauta na agenda de governo e fazer parte do processo de reindustrialização do país.

“Nós, da classe trabalhadora, temos rumo, que é o plano Indústria 10+. Queremos de volta o desenvolvimento ao país, mas com renda e trabalho decente. Queremos ver a indústria se desenvolver sem competição entre os estados, mas colocando todos em condições de igualdade, com empregos para todos e todas nesse país”, pontuou.

Loricardo também salientou a importância de ter mais jovens e mulheres na composição da nova diretoria da entidade (Veja a lista completa da chapa eleita abaixo). Ele enxerga como desafios futuros a busca pelo contrato coletivo nacional e melhorar a organização no local de trabalho.

RIANA MARTINSRiana Martins

Responsabilidade social

O agora ex-presidente, Paulo Cayres, conduziu a assembleia de votação que referendou a chapa eleita. Em seu discurso de despedida do cargo, ele relembrou o último Congresso, realizado em 2019, quando a pauta da categoria era a defesa de Lula Livre e comparou a conjuntura atual, onde, depois de muita luta do movimento sindical e social, Lula pode ser solto e reeleito pela terceira vez presidente da República.

Em um discurso enfático, Paulão conclamou os sindicalistas a irem além da defesa da pauta trabalhista e se engajarem também na luta por justiça social e direitos humanos. “Esse espaço aqui não pode ser contaminado pelo racismo, fascismo, feminicídio e homofobia”, alertou o dirigente.

Ele recordou o recente caso de racismo ocorrido dentro de loja do grupo Carrefour, na Bahia, como mazela a ser combatida dentro da sociedade e disse que o movimento sindical precisa assumir sua responsabilidade de luta nesses momentos, pois é seu papel como integrante do campo de esquerda.

Representatividade e desafios

Sindicalistas de diversos ramos e entidades do Brasil e exterior, integrantes de movimentos sociais e políticos estiveram na mesa de abertura do 11º Congresso da CNM/CUT saudando a antiga e nova diretoria da entidade e fortalecendo laços de solidariedade de classe. A abertura do evento começou com execução do hino nacional e, na sequência, com um show de rap.

Uma mística em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras no chão de fábrica e a todas as entidades em que a CNM/CUT faz parte.

O presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, fez a defesa da chapa eleita e agradeceu em nome da central a luta que os metalúrgicos fizeram na defesa dos trabalhadores nos últimos anos. Ele também elogiou a iniciativa da campanha pela queda de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central.

Ele também destacou a importância da CNM/CUT para a reindustrialização do país. “A reindustrialização é fundamental para o desenvolvimento do país com geração de emprego e renda e esta confederação está à frente desta luta. A nova direção tem uma responsabilidade muito grande com o país e com a classe trabalhadora”, destacou.

Silvana Kaproski, bancária e presidenta do PT de Guarulhos, cidade onde o Congresso é realizado, falou da importância do movimento sindical na luta dos últimos anos desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e disse que os sindicalistas precisam ter orgulho da resistência demonstrada durante esses últimos anos, pois eles nunca abaixaram a cabeça, e que a eleição de Lula mostra que a classe trabalhadora está cada vez mais viva e atuante.

Também estiveram na mesa de abertura: Del Vecchio Matheus, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Liciane Andreoli, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Geralcino Teixeira, presidente da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT (CNQ); Claudio Gomes, presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira da CUT (Conticom-CUT); Mônica Veloso, vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos da Força Sindical (CNTM); Kemal Ozkan, secretário-geral adjunto da IndustriALL Global Union; Vagner Freitas, presidente do Sesi; e Teonílio Monteiro da Costa (Barba), metalúrgico e deputado estadual (PT-SP).

 

CHAPA ELEITA

CARGO NOME SINDICATO UF
PRESIDENTE LORICARDO DE OLIVEIRA SÃO LEOPOLDO RS
1º VICE PRESIDENTE CATIA MARIA BRAGA CHEVE MANAUS AM
2º VICE PRESIDENTE ROBERTO PEREIRA DE SOUZA ESPÍRITO SANTO ES
SEC. GERAL RENATO CARLOS ALMEIDA ABC SP
SEC. ADM. FINANÇAS TIAGO ALMEIDA DO NASCIMENTO SOROCABA SP
SEC. MULHERES MARIA DE JESUS MARQUES DE ALMEIDA MANAUS AM
SEC. FORMAÇÃO MARIA DO AMPARO TRAVASSOS RAMOS ABC SP
SEC. REL. INTERNACIONAIS MAICON MICHEL VASCONCELOS DA SILVA ABC SP
SEC. SAÚDE FRANCISCO JONACI DE ALMEIDA MOSSORÓ RN
SEC. ORGANIZAÇÃO SINDICAL ABINADABE SANTOS DE LIMA PERNAMBUCO PE
SEC. POLÍTICA SINDICAL MÁRIO HENRIQUE RIBEIRO CRUZ BH / CONTAGEM MG
SEC. COMUNICAÇÃO HERALDO SILVA FERREIRA BH /CONTAGEM MG
SEC. IGUALDADE RACIAL CHRISTIANE APARECIDA DOS SANTOS POUSO ALEGRE MG
SEC. JUVENTUDE AMANDA ARCANJO CAMPOS EXTREMA MG
SEC. POLÍTICA SOCIAL KELLY CRISTINA DE ANDRADE GALHARDO SÃO CARLOS SP
DIR PLENA COORDENADOR DOS SEGMENTOS CNM/CUT JUAREZ ESTEVAM RIBEIRO TAUBATÉ SP
DIR PLENA ADRIANO SOUZA FILIPPETTO PORTO ALEGRE RS
DIR PLENA CATIANA LEITE NUNES PORTO ALEGRE RS
DIR PLENA CATIANA CAMILO MANAUS AM
DIR PLENA SIMONE RIBEIRO PEIXOTO SÃO LEOPOLDO RS
DIR PLENA JORGE LUIS RAMOS HORIZONTINA RS
DIR PLENA NORBERTO VOLPI JARAGUÁ DO SUL SC
DIR PLENA ROSANA PEREIRA DE SOUSA ARAQUARÍ SC
DIR PLENA CLAUDIR MESSIAS DA ROSA PONTA GROSSA PR
DIR PLENA FRANCISCO IRAILSON NUNES COSTA NATAL RN
DIR PLENA FRANCISCO JOSÉ DE ARAUJO LIMA PETRÓPOLIS RJ
DIR PLENA BRUNA SOUZA OLIVEIRA FEIRA DE SANTANA BA
DIR PLENA FRANCINILDO MOURA DE ANDRADE CEARÁ CE
DIR PLENA FLAVIO CORDEIRO DE PAIVA JOÃO MONLEVADE MG
DIR PLENA EWERSON RODRIGUES DA SILVA MANAUS AM
DIR PLENA LINDALVA LINHARES MARTINS SOROCABA SP
DIR PLENA NILSON DA CONCEIÇÃO SILVA PINDAMONHANGABA SP
DIR PLENA EDINILSON JOSE DE ANDRADE SÃO CARLOS SP
DIR PLENA MARGARETH DA SILVA GONÇALVES BH /CONTAGEM MG
DIR PLENA FATIMA INES ELY SANTA ROSA RS
CONSELHO FISCAL EDSON CARLOS ROCHA DA SILVA NITERÓI RJ
CONSELHO FISCAL TEREZA APARECIDA OLIVEIRA ABC SP
CONSELHO FISCAL ANDRÉ LUIS ZIGMUNDO BATTISTELLO CANOAS RS
SUPLENTE CONSELHO FISCAL GEOVANI ROSA TIMOTEO MG
SUPLENTE CONSELHO FISCAL ROSIMEIRE CONCEIÇÃO PINTO ABC SP
SUPLENTE CONSELHO FISCAL EUFRACIO SILMAR POPPERL SANTA ROSA RS
REPRESENTANTE FEDERAÇÃO ERICK PEREIRA DA SILVA FEM SP
REPRESENTANTE FEDERAÇÃO MARCO ANTONIO DE JESUS FEM MG
REPRESENTANTE FEDERAÇÃO FABIO DIAS DE SOUZA FEM NE
REPRESENTANTE FEDERAÇÃO MAX CELIO DE CARVALHO FEM ES/RJ
REPRESENTANTE FEDERAÇÃO JOAO BATISTA FEM SC/PR
REPRESENTANTE FEDERAÇÃO ENIO LAUVIR DUTRA DOS SANTOS FEM RS
REPRESENTANTE FEDERAÇÃO ALBERTO SEBASTIÃO ALVARENGA FEM MS

 

Fonte: CNM/CUT

Foto: Riana Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + oito =