Cutistas querem ampliar espaços de atuação no Senai
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vão criar dois grupos de trabalho com o objetivo de atualizar e melhorar a formação profissional ofertada pela instituição.
A formatação dos dois grupos começará a ser debatida a partir do próximo dia 17, segundo informou o secretário de Política Sindical da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Loricardo de Oliveira, que integra o Conselho do Senai, representando a Central sindical, ao lado de José Roberto Nogueira da Silva (o Bigodinho, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC).
O dirigente da CNM/CUT disse que um grupo terá como tarefa propor um novo Código Brasileiro de Ocupações (CBO), vinculado ao aprendizado tecnológico e ao formato da certificação; e o outro, construir uma grade pedagógica que observe o mundo do trabalho e o ser humano.
“Esta pauta foi decidida de comum acordo entre os representantes da CUT e do Senai num encontro que mantivemos em São Paulo na última quarta-feira (5)”, explicou Loricardo.
Ele informou ainda que a CUT vai apresentar na próxima reunião do Conselho do Senai, que acontece em novembro, uma proposta que regulamenta a participação de representantes dos trabalhadores nos convênios internacionais de formação profissional, além de propostas acerca da grade curricular.
Nos últimos dias 28 e 29, os dois Conselheiros cutistas também apresentaram a empresários e dirigentes do Senai a proposta de participação dos trabalhadores na formatação de novos cursos e da formação pedagógica.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT