Reunião do Conselho de Sindicatos discute atual conjuntura e mobilizações em defesa dos direitos
Diretores do STIMMMESL participaram da reunião
Na manhã de quarta-feira (19) foi realizada no auditório da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS) mais um encontro do conselho dos sindicatos filiados à entidade. O Conselho reúne dirigentes sindicais representantes de todas as regiões do RS.
Foram quatro eixos tratados no encontro: avaliação da campanha salarial, estratégias para a mobilização nacional que está sendo organizada pelas centrais sindicais, análise de conjuntura e encaminhamentos de ações estratégicas para os próximos meses.
A campanha salarial 2016, dentro do quadro atual, foi avaliada como positiva. O objetivo de conquistar a reposição salarial dentro do ano de 2016 foi alcançado e a participação ativa dos trabalhadores foi essencial nas negociações com os patrões.
Para o presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, a campanha deste ano foi um grande passo em direção aos dois pontos do planejamento estratégico da FTMRS, construído pelos sindicatos, que são o de melhorar a representatividade junto aos trabalhadores e a organicidade das entidades.
O secretário de Finanças da FTMRS, Ademir Bueno, ressaltou que este ano a vontade dos trabalhadores em reagir para uma campanha melhor, pressionou as mesas de negociações. “A mobilizações tiveram um grande impacto”.
Sobre o Dia Nacional de Greve Geral e Mobilizações, que está sendo organizado pelas centrais sindicais e movimentos sociais, ficou definido que a categoria metalúrgica do RS será consultada nas fábricas. Os sindicatos estarão promovendo uma pesquisa entre os dias 24 de outubro de 4 de novembro.
Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS