21 de abril é Dia do Metalúrgico
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região parabeniza a todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria pela passagem do dia 21 de abril, o Dia do Metalúrgico.
Os metalúrgicos brasileiros são uma classe trabalhadora famosa por sua capacidade de se reunir para lutar por seus direitos. Foi a partir de movimentos organizados por este setor que importantes mudanças se processaram na sociedade, principalmente quando o assunto é direitos trabalhistas.
O progresso industrial floresceu no Brasil a partir da década de 1930, por causa da queda da economia cafeeira. Com o advento da produção em série e em larga escala, muitos trabalhadores deixaram o campo, em busca de emprego na cidade.
O metalúrgico é, antes de tudo, um especialista. No início da indústria, eram empregados os ferreiros, armeiros e pessoas que tivessem conhecimento das ligas metálicas e de como trabalhar o metal.
A inovação tecnológica na década de 70 fez com que o país ganhasse posição de destaque na metalurgia, sendo hoje um dos 10 maiores produtores de aço do mundo.
Atualmente, o metalúrgico se divide entre os diversos ramos da metalurgia, de acordo com seu nível de conhecimento. O de formação técnica e especializada atua no chamado “chão de fábrica”, dando forma e acabamento aos diversos produtos derivados dos metais.
O de formação superior e científica – engenheiro metalúrgico – se ocupa da extração de minérios, da sua transformação em metais e ligas metálicas e da sua utilização na produção de máquinas, estruturas metálicas ou peças. Cabe a ele a tarefa de adequar os materiais metálicos às funções a que serão submetidos. Esse ofício exige um profundo conhecimento da composição e das características dos metais.
Fonte: STIMMMESL