Na contramão do setor, empresas menores têm conseguido crescer

Ao contrário de Rede e Cielo, as credenciadoras Getnet, associada ao Santander; Bin, da FirstData em parceria com a Bancoob, e Vero, do Banrisul, mostraram aumento em sua base de POS em 2016 em relação ao ano anterior. Segundo executivos, o sucesso está em oferecer produtos diversificados e personalizados.

 

Pedro Coutinho, principal executivo da Getnet, disse que a base de POS da empresa cresceu um percentual de dois dígitos ao longo do ano de 2016. Dados do BC mostram que o número passou de 324 mil para 416 mil no período, alta de 28,4%. O executivo associa o sucesso à "preocupação da empresa com tecnologia" e à personalização dos serviços prestados.

 

Segundo o executivo, a empresa é oferecer soluções a partir de uma "visão integrada do cliente", de acordo com as necessidades e características específicas do negócio. "Fazemos uma avaliação e oferecemos à empresa soluções para as lojas físicas e e-commerce, além de serviços bancários."

 

Na Bin, o número de maquininhas saiu de 100 mil para 200 mil ao longo de 2016, segundo Henrique Capdeville, principal executivo da FirstData no Brasil. A empresa, segundo o executivo, busca oferecer ao lojista a solução mais adequada para o negócio dele. "Ou ele é um cliente muito grande que precisa de mais coisa, ou um cliente pequeno que está gastando mais do que precisa para controlar o negócio. Como nossa área comercial está sempre muito próxima do cliente, conseguimos apontar as melhores equações para ele ter um custo-benefício ótimo", diz.

 

Na Vero, a alta dos POS alugadas foi tímida: 1,9%. Mas a solução Vero mobile, que também é vendida como aquelas oferecidas pelas fintechs, duplicou: saiu de 11 mil para 23 mil. Carlos Malafaia, diretor de operações e TI da Banrisul Cartões, diz que a explicação está na crise econômica, que fez negócios fecharem e pessoas empreenderem. "Isso aumentou a demanda por soluções mais viáveis para pequenos negócios", diz.

 

A estratégia do grupo, segundo o executivo, é ampliar as funções das maquininhas. "Estamos trabalhando em novas tecnologias nas máquinas POS, para que elas também prestem outros serviços, como recarga de celular, de passagem e também ofereçam uma plataforma para mostrar as estatísticas de vendas para o lojista. No mobile, ele poderá fazer isso tudo pelo celular", afirma.

 

Fonte: Valor

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