Com índice do INPC em 3% e patronal ameaçando retirar direitos, Sindicato esquenta mobilização nas portas de fábricas

A semana foi importante para campanha salarial 2023/2024 dos metalúrgicos de São Leopoldo e Região. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período foi divulgado na terça-feira (11) e ficou em 3%. A reivindicação econômica da campanha é o percentual do INPC acrescido de 3% de aumento real, totalizando um reajuste de 6%. E nesta sexta-feira (14), ocorreu a primeira reunião de negociação do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) com a entidade patronal.

Foi uma choradeira só. Eles querem retirar direitos em troca do índice da inflação”, afirmou o presidente do Sindicato, Valmir Lodi, no começo da tarde, em frente a Stihl. Ao longo da semana, o STIMMMESL realizou diversas mobilizações nas portas das fábricas Reginato, Plínio Fleck, Coester e Inpel, todas com boa adesão dos trabalhadores.

Estamos no começo da nossa campanha salarial, conversando com os trabalhadores. Hoje tivemos a primeira reunião com a patronal e como sempre, eles falam que não estão bem, que não tem lucros e propõe retirar direitos. E não vamos aceitar, vamos intensificar nossa mobilização e se precisar, vamos parar tudo”, garante Valmir.

A data base da categoria é 1o de julho e além do reajuste, outros pontos da pauta correspondem ao vale-alimentação, exclusão do limitador, representação dos terceirizados e temporários, redução gradual da jornada de trabalho para 40 horas e a igualdade salarial entre mulheres e homens na mesma função conforme o Projeto de Lei 1085/23, já sancionado. Além da renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

O INPC é o índice que mede a inflação para as famílias com renda de um a 10 salários. É calculado com base no preço médio necessário para comprar um conjunto de bens de consumo e serviços num país, comparando com períodos anteriores.

Fonte: STIMMMESL

Fotos: Renata Machado (STIMMMESL) e divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezessete =