Desconto assistencial foi assunto do Berlinda News

A contribuição sindical e o desconto assistencial foram a pauta do programa Berlinda News Entrevista desta quinta-feira (24). O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL), Valmir Lodi foi um dos convidados.

Assista aqui. 

O dirigente explicou a diferença do imposto sindical, extinto com a Reforma Trabalhista de 2017, e da contribuição assistencial que é negociado em assembleia. “Historicamente, somos contra o imposto sindical. O desconto assistencial é cobrado após a realização da campanha salarial e da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ser finalizada”, informou ele.

Valmir lembrou que a Convenção que garante o reajuste salarial e direitos como auxílio estudante e o quinquênio, por exemplo. “Nada disso é garantido por lei. Se não fosse a negociação realizada pelos sindicatos, os trabalhadores não teriam garantia nem da reposição da inflação.”

Muita gente não entende essa contribuição e faz oposição, que também está prevista na CCT. Outros vem porque os patrões, que são contra o Sindicato, mandam e isso acaba gerando as filas, mesmo com a contratação de cinco pessoas para atendê-los”, relatou Valmir ao se referir ao período de oposição ao desconto que, na última semana, gerou grande movimento e espera na sede da entidade.

Somos um dos maiores sindicatos de metalúrgicos do Rio Grande do Sul e um dos que tem a menor taxa do desconto assistencial”, enfatizou o dirigente.

O presidente estadual da União Geral dos Trabalhadores (UGT-RS), Norton Jubelli e o assessor do Sindimetal/RS, Cláudio Garcez também participaram do programa.

O Berlinda News Entrevista é apresentado por Sônia Bettinelli e Juliano Palinha, através das páginas, no Facebook e YouTube.

Fonte: STIMMMESL

Fotos: Renata Machado (STIMMMESL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 7 =