STIMMMESL participa de projeto que visa fortalecer a comunicação dos trabalhadores da indústria

Nesta quinta-feira (22), encerra a 1ª reunião do Núcleo de Comunicação da Indústria que acontece em São Paulo (SP). O encontro, promovido pela Solidary Center, iniciou ontem (21) e reúne participantes que representam diversas confederações de trabalhadores do país.

Além da apresentação do Projeto, a evento debate a “ação sindical de base X presença digital”, com uma troca de experiências sobre os principais canais, tipos de conteúdo, grupos de trabalho e resultados da comunicação sindical feita nas redes sociais das confederações e de seus respectivos sindicatos filiados.

As dificuldades e oportunidades da comunicação sindical no Brasil e o debate sobre os desafios colocados no processo de gestão e modernização das estratégias também integraram a programação. Por fim, os participantes pensaram estratégias para o fortalecimento da presença digital das Confederações e debateram sobre os formatos das principais campanhas sindicais realizadas no Brasil e no mundo, seus objetivos e resultados.

O secretário de Divulgação do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL), Alexandre Rosa da Rocha participa da atividade e conta que “é uma grande oportunidade para avaliarmos a comunicação dos Sindicatos e principalmente das Confederações e poder, através do núcleo, trabalhar para melhorar a nossa realidade.”

 

 

O Projeto vai até 2026 e é uma parceria entre Brasil e Estados Unidos pelos direitos dos trabalhadores. O objetivo do núcleo é criar/aprovar planos ou campanhas de comunicação e para as confederações e avaliar continuamente, para fortalecer as entidades e o engajamento dos trabalhadores.

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário (CNTRV/CUT), Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (CONTICOM/CUT) e Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT (CNQ/CUT) são as federações que integram o Projeto.

A Solidarity Center é uma entidade que atua no Brasil há mais de 20 anos desenvolvendo parcerias junto a sociedade civil e sindicatos dos trabalhadores. Atualmente, participa da cooperação de projetos em temas como organização e fortalecimento de entidades sindicais, migrantes, gênero, raça, povos indígenas juventude entre outros.

 

Fonte: STIMMMESL

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 4 =