Metalúrgicas de São Leopoldo participam do Encontro Estadual do Coletivo de Mulheres da FTM-RS
Atividade reuniu dezenas de trabalhadoras e dirigentes sindicais de todo o RS
Dezenas de trabalhadoras metalúrgicas da base do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) participaram do Encontro Estadual do Coletivo de Mulheres “Gabi” da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), realizado sábado (2) e domingo (3), na Colônia de Férias dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, em Cidreira.
O encontro anual reúne trabalhadoras de todo o estado e dirigentes sindicais para construir a luta das mulheres dentro e fora do ambiente de trabalho. Com a proposta das dinâmicas participativas, as mulheres trocaram experiências e debateram estratégias para a organização e união no ambiente de trabalho como uma ferramenta para garantir avanços nas políticas públicas, direitos coletivos das mulheres e combate contra as diversas formas de agressão que as trabalhadoras sofrem na sociedade por conta do machismo.
A secretária de Prevenção e Saúde do Trabalhador do Sindicato, Simone Ribeiro Peixoto, destaca o trabalho realizado pelas diretoras do STIMMMESL. “Fazemos um trabalho de formiguinhas, convidando as trabalhadoras, uma vai gosta da formação, fala pras outras e a cada ano o coletivo de São Leopoldo vai aumentando. Nossa entrada no evento emocionou todas as participantes, chegamos com a camisa dos 80 anos do Sindicato e cantando ‘pisa ligeiro, pisa ligeiro quem tem medo de formiga, não atiça o formigueiro!’”
“Nosso Sindicato levou muitas trabalhadoras de diversas fábricas, para que elas conheçam os direitos que tem e como podem se defender dentro das fábricas sobre as pressões que sofrem, como cobrança de produção e equiparação salarial”, contou ela.
A diretora do STIMMMESL, Erenita Fernandes dos Anjos garantiu que foram dois dias de conhecimento, aprendizado que as diretoras levam para o seu dia a dia. “Saímos de lá fortalecidas para a luta. E nós dirigentes sindicais temos o dever de interagir com as trabalhadoras, não só na conversa, também nas atitudes e é isso que venho fazendo dentro da empresa.”
Durante o evento, Erenita foi homenageada pelas trabalhadoras da base de São Leopoldo por sua dedicação, mobilização e exemplo na base. “São essas trabalhadoras que nos dão força para seguirmos na luta”, acredita.
A vice-presidenta da FTM-RS, Eliane Morfan, acredita que as participantes saem do encontro fortalecidas, mais organizadas e conscientes do seu papel na luta diária por melhores condições de vida e trabalho. “Quando trabalhamos e nos acolhemos de forma coletiva, as nossas lutas avançam no chão de fábrica, nos sindicatos e na vida pessoal de cada uma”, destacou Eliane.
O coletivo “Gabi” foi nomeado em homenagem a Gabriela Melo Kuball, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) e secretária de Juventude da CUT-RS e a atividade encerrou com um ato simbólico ao lado da Pitangueira plantada em sua memória.
Fonte: STIMMMESL com informações do STIMEPA
Fotos: Jean Lazarotto (STIMEPA) e divulgação STIMMMESL