CUT fará Conferência Livre de Saúde do Trabalhador, preparatória à CNSTT, no dia 23
Como parte das atividades preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), a CUT vai realizar, no dia 23 de abril, a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador, evento que reunirá dirigentes sindicais cutistas de todo o país para orientar a participação da Central na 5ª CNSTT.
A 5ª CNSTT está prevista para acontecer de 18 a 21 de agosto deste ano, em Brasília. A CUT deu início às atividades preparatórias para o evento, em fevereiro deste ano com o lançamento de um documento oficial orientador da Central para a participação na Conferência, bem como o calendário de atividades.
Conferência da CUT
Com o tema “Trabalho, Saúde e Direitos – desafios e perspectivas para garantir a saúde como direito humano diante das transformações no mundo do trabalho: como fica a saúde mental nesse contexto?”, a conferência livre da CUT tem como objetivo fortalecer a participação popular na defesa da saúde como um direito humano fundamental e, assim, construir propostas para a 5ª CNSTT.
“Será um espaço participativo para debater os principais desafios relacionados à saúde física e mental da classe trabalhadora. Temos como conceito fundamental que a saúde do trabalhador e da trabalhadora é um direito humano e nossos debates na conferência livre terão esse direcionamento” diz a secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT, Josivânia Ribeiro.
A 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador reunirá trabalhadores, dirigentes sindicais, pesquisadores e militantes para elaborar propostas concretas que serão levadas para a 5ª CNSTT.
“É nosso papel discutir os impactos das mudanças no mundo do trabalho sobre a saúde física e mental da classe trabalhadora, saber quais os impactos e pensar em soluções. A partir disso, nós podemos incidir nas discussões da Conferência Nacional, para exigir políticas públicas e legislações que protejam os trabalhadores e trabalhadoras”, pontua a dirigente.
Convidados especiais
A Conferência contará com a participação de especialistas sobre o tema, para subsidiar e auxiliar nas resoluções, ou seja, na definição de qual será e como será, efetivamente, a participação da CUT na 5ª CNSTT:
Além de Sérgio Nobre, presidente da CUT, que falará sobre as transformações das relações no mundo trabalho, participam o doutor em ciências na área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Luiz Henrique da Costa Leão e doutor em Ciências Médicas pela Unicamp, Sérgio Roberto de Lucca.
Serviço
1ª Conferência Livre Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador!
- Data: 23 de abril de 2025
- Horário: 18h30 às 21h, pela Plataforma Zoom
- Inscrições abertas até o dia 18 de abril, às 17h! pelo link https://forms.gle/KLtdY5Lew9uq27JY9. O link de acesso à sala será enviado por e-mail um dia antes da Conferência para todos os inscritos e inscritas.
Fonte: CUT Nacional
Foto: Divulgação