Trabalhadores da Taurus aprovam que STIMMMESL negocie a PLR com a empresa
As trabalhadoras e trabalhadores da Taurus acompanharam as assembleias do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL), na primeira hora da manhã e no turno da tarde, nesta quarta-feira (4). Na ocasião, os presentes aprovaram que o Sindicato negocia a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) com a empresa.
A luta pela implementação da PLR na Taurus e, para que seja negociada e paga de maneira justa foi enfatizada nas falas dos dirigentes sindicais. “A PLR é como se fosse uma pizza, dessas famílias, porém a menor fatia fica com os trabalhadores. E isso não é justo. A distribuição tem que ser igual para todos, principalmente para quem produz a riqueza da empresa”, disse o vice-presidente do Sindicato, Rogério Cidade, que também criticou o absenteísmo.
Segundo ele, para muitos trabalhadores o valor da PLR é a única coisa que sobra da remuneração. “Nosso salário já é baixo. Muitos saem daqui e vão fazer uber ou tem outra jornada em restaurante, lancheria. O valor da PLR, quando entra é um alívio para o trabalhador, e não pode estar condicionado a regras absurdas que a empresa determina.”
Além disso, os dirigentes que trabalham na empresa destacaram os diversos desafios que todos estão enfrentando no chão de fábrica. A quantidade de denúncias que o Sindicato recebe em relação a assédio moral e pressão em cima dos trabalhadores também foi ressaltado nas manifestações.
Os diretores também falaram da necessidade de todos apoiarem a campanha pelo fim da jornada 6×1. As dificuldades que os trabalhadores que exercem essa jornada enfrentam no convívio com a família, na participação da criação dos filhos, de ir ao médico e realizar um tratamento de saúde foram elencadas. A redução da jornada de trabalho sem redução de salário garante uma vida digna, com maior qualidade de vida.
Ao conduzir a votação, o presidente do STIMMMESL, Valmir Lodi defendeu a importância das entidades sindicais para os trabalhadores. “Estamos aqui, consultando vocês sobre a negociação da PLR e essa escolha é de vocês. Nos sindicatos, os trabalhadores tem voz e as decisões tiradas em assembleias são soberanas”, afirmou ele.
Por fim, a proximidade da campanha salarial 2025/2026 foi lembrada. “Em breve vamos voltar aqui para tratar da nossa campanha salarial e lutar por um reajuste com aumento real. A peleia para os companheiros da região que estão na campanha, não está fácil. Por isso, temos que estar preparados e mobilizados”, encerrou Valmir.
Fonte: STIMMMESL
Fotos: Renata Machado