Grupo Escoteiro Anhanguera completa 55 anos com almoço no Sindicato
O Grupo Escoteiro Anhanguera (GEA), de Sapucaia do Sul celebrou 55 anos de atividades com um almoço comemorativo, realizado no domingo (20), no salão de Festas do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL). Membros do Grupo, escoteiros de outros distritos e convidados participaram da atividade.
O diretor financeiro do Grupo, Marcos Vinicius Klain Ribeiro destacou a importância de todos que fazem parte da trajetória do GEA. “Nosso reconhecimento e carinho para os chefes escoteiros, que dedicam seu tempo, energia e coração à formação dos nossos jovens. Aos jovens escoteiros, que são a alma e a razão do nosso movimento, nosso orgulho e esperança.”
“Aos convidados e irmãos escoteiros do distrito, que celebraram conosco este momento especial, agradecemos pela presença e companheirismo”, seguiu ele ao enfatizar “a nossa mais sincera gratidão a todos que tornam essa caminhada possível.”
A parceira de anos com o STIMMMESL também foi citada. “Agradecemos ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo pela constante generosidade ao ceder, com tanto apreço, a sede para nossas atividades. Esse apoio é fundamental para que possamos seguir com nosso propósito educativo.”
Demais apoiadores também foram apontados como fundamentais para o GEA e a viabilização de suas tarefas. “São gestos como esses que seguimos firmes, guiados pelos valores do escotismo e unidos por laços que atravessam gerações. Sempre Alerta para Servir!”, finalizou.
História
O Grupo Escoteiro Anhanguera foi fundado em 18 de julho de 1970, em Sapucaia do Sul (RS), a partir de uma iniciativa do Lions Club local, que buscava oferecer uma alternativa educativa e formativa para a juventude da cidade. O responsável foi Norberto Rodrigues, membro do Lions, que escolheu e acreditou no escotismo como caminho ideal.
A fundação se concretizou durante um acampamento nas dependências da Capela São João, na Fazenda dos Prazeres, área rural do município, com o apoio do Grupo Escoteiro Baden Powell de Esteio e da comunidade local. Desde então, o grupo teve diversas sedes, incluindo residências, escolas, igrejas e instituições como a Cruz Vermelha e o Clube de Bolão, até conquistar sua sede definitiva na Av. Sapucaia, 1626, através de concessão da prefeitura em 1978/79.
O longo dos anos, o Anhanguera contou com apoio do SESC, da Brigada Militar, da Prefeitura e de voluntários. Promoveu e participou de diversas atividades de destaque, como acampamentos regionais (Camporees e Indabas), ações sociais (Ação Global SESI), projetos ambientais (plantio de Pau-Brasil e mutirão no Rio dos Sinos), exposições escoteiras e o Jamboree Colombo em 1992/1993.
Com mais de cinco décadas de história, o Grupo Escoteiro Anhanguera segue atuando com compromisso e dedicação na formação de jovens cidadãos, pautado nos princípios do escotismo e no serviço à comunidade.
Fonte: STIMMMESL
Fotos: Divulgação GEA