CUT-RS participa de ato pela soberania nacional em frente ao consulado americano

Metalúrgicos da base do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) se somaram a CUT-RS no Ato pela Soberania Nacional, em frente ao consulado dos Estados Unidos nesta terça-feira (22), em Porto Alegre. Movimentos sociais, partidos, sindicatos e centrais sindicais estiveram presentes na mobilização, entoando gritos e faixas contra o imperialismo americano e a ameaça à soberania do Brasil.

 

 

Nas últimas semanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma série de declarações contra a soberania nacional, incluindo uma medida de taxação em 50% para todos os produtos brasileiros exportados para o país, que começa a valer em 1° de agosto.

Os trabalhadores dos Estados Unidos nos enviaram uma carta dizendo que eles não concordam com o que o Presidente Trump fez e os interesses que ele representa. “Os trabalhadores estadunidenses são solidários com os trabalhadores e com o povo brasileiro. Porque atrás desse interesse de tarifas, desse interesse de ingerência, está retirar direitos.” afirmou o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci durante a fala.

 

Matheus Piccini/CUT-RS

 

“Agora nós estamos tratando da soberania brasileira e temos essa responsabilidade de mobilizar para que a população entenda que ela está sendo atacada, não só com o imperialismo, mas está sendo atacada também porque esse país que nos agride, que agride a nossa economia pensa que é o dono do mundo. Nós não estamos falando do povo americano, estamos falando do governo Trump.” Juçara Dutra, presidente do PT-RS, que esteve presente no ato nesta terça.

 

 

“Precisamos reafirmar a lei da nossa soberania e dizer que o governo brasileiro, como tem feito, mas tem reforçado e tem que reforçar ainda mais, tem que ter política de proteção dos direitos dos trabalhadores e dos setores que serão diretamente atingidos por essa medida. Tem que ter política e que a gente, definitivamente, faça um plano.” completou Amarildo.

 

Matheus Piccini/CUT-RS

 

O ato reuniu centenas de pessoas em frente à sede do consulado americano em Porto Alegre. Veja as fotos:

 

Matheus Piccini/CUT-RS

Matheus Piccini/CUT-RS

Matheus Piccini/CUT-RS

Matheus Piccini/CUT-RS

Matheus Piccini/CUT-RS

Matheus Piccini/CUT-RS

Matheus Piccini/CUT-RS

Matheus Piccini/CUT-RS

 

Fonte: CUT-RS

Fotos: MATHEUS PICCINI/CUT-RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =