Notícias

Palestra sobre o câncer de mama, dança e animação marcam o Encontro das Mulheres do STIMMMESL

Mais de 100 mulheres da base do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) participaram do 6º Encontro das Mulheres do STIMMMESL. O evento que já se tornou tradicional, aconteceu na tarde de sábado (18), no Salão de Festas da entidade e por conta do Outubro Rosa, as palestras abordaram o câncer de mama.

 

 

As integrantes da Associação Força Rosa, Dora Jacobus e Ângela Fialho, falaram sobre o trabalho da Associação direcionado para mulheres que estão em tratamento de câncer de mama. Os números da doença, que é o segundo câncer de maior incidência no Brasil, sintomas e orientações de como fazer o auto-exame foram passados para as participantes.

“Tem todo um estigma social de que um diagnóstico de câncer é uma sentença de morte. Porém, quando falamos de câncer, temos que falar de tratamento, de prevenção e de vida”, disse Dora, ao explicar que genética e hábitos de vida podem potencializar a doença, já que de 30% a 50% dos casos são devidos à fatores externos evitáveis.

 

 

Após, Ângela contou como o câncer de mama mudou a sua vida, há oito anos. “Foram momentos bem difíceis, tinha muito medo de deixar o meu filho que na época tinha 17 anos e ao mesmo tempo, isso que me deu força. Fiz todo o tratamento e tive rede de apoio. Isso é muito importante, saber que há momentos que vamos precisar dessa rede e em outros, seremos rede de apoio de outras mulheres”, afirmou.

 

 

A Associação Força Rosa tem sede na rua Frei Caneca, 45, bairro Pinheiro em São Leopoldo e atende gratuitamente mulheres com câncer de mama, em tratamento ou remissão, através de uma rede multiprofissional. São realizados encontros todas as segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h.

A secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CNM/CUT, Maria de Jesus também deixou seu recados às trabalhadores, por vídeo, sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

 

 

Após, a facilitadora de dança circular, Luciana Estácio conduziu algumas práticas com as trabalhadoras. Outras terapias holística foram oferecidas pelo Odara Coworking.

 

 

As diretoras do Sindicato, Simone Ribeiro Peixoto, Erenita Fernandes dos Anjos, Tatiana Santana dos Santos e metalúrgica aposentada e integrante do Conselho Fiscal do STIMMMESL, Sirlei de Moura agradeceram a presença e o apoio de todas as presentes. Ao longo do evento foram realizados diversos sorteios de brindes, incluindo uma estadia na Colônia de Férias do STIMEPA, em Cidreira, para duas famílias.

 

 

Na abertura da atividade, o presidente do Sindicato, Valmir Lodi, destacou o quanto o Encontro das Mulheres cresceu. “Estamos muito felizes de termos vocês aqui dentro do Sindicato, muitas estão aqui pela primeira vez e desejo que aproveitem. Hoje é dia das trabalhadoras se conhecerem e se divertirem”, afirmou ele.

Além disso, houve momentos de autocuidado com as parceiras do Sindicato, coffee-break e brinquedos infláveis para as crianças que tornaram a tarde das mulheres muito agradável.

 

 

Dirigentes sindicais de entidades da região também prestigiaram a atividade. A próxima edição do Encontro das Mulheres do STIMMMESL deve acontecer no segundo trimestre de 2026, alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

 

 

 

Fonte: STIMMMESL
Fotos: Renata Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 2 =