Confira 11 dicas para economizar gasolina e não estourar seu orçamento
Os altos preços dos combustíveis estão estourando os orçamentos dos brasileiros que dependem do carro para trabalhar e sustentar a família, como os taxistas e motoristas de aplicativos. Muitos já começaram a desistir de entregas por aplicativos porque o que ganham não compensa o custo.
Quem continua, precisa aprender como economizar combustível porque o preço médio do litro da gasolina comum alcançou R$ 6 com o último reajuste determinado pela Petrobras na semana passada. Em quatro estados – Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins – o valor do litro ultrapassa R$ 7.
Confira 11 dicas para economizar gasolina
1 – Fique atento a troca de marchas
Troque as marchas sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida. Nunca acelere demais o carro em marchas baixas. A 1ª marcha, por exemplo, tem a função somente de possibilitar o veículo sair do lugar. Conforme aumenta a velocidade, é preciso passar para as próximas marchas, ou seja, não force o motor.
2 – Faça manutenção do carro
Fazer a manutenção do carro na época certa evita que o motor consuma mais combustível do que o necessário e aumenta a vida útil da peça. Além disso, um profissional especializado vai poder verificar a regulagem correta para o bom funcionamento do motor
3 – Troca de peças
Cheque regularmente se é necessário trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e substituir as velas. O ideal é cumprir os prazos e quilometragem recomendados no manual do proprietário. Se os componentes do sistema de injeção estiverem danificados ou fora do prazo de validade, contribuirão (e muito) para um maior consumo.
Dica: alguns portais especializados recomendam que a troca seja feita antes do prazo indicado pelo fabricante. Eles levam em consideração o uuso do veículo em congestionamentos – como se vê na maior parte das médias e grandes cidades, ou seja, o carro fica parado, funcionando, mas a quilometragem não aumenta.
4 – Calibre bem os pneus do carro
Nem pneu vazio nem cheio. Os pneus abaixo da pressão ideal aumentam a superfície de contato com o solo e motor tem que trabalhar mais para rodar, aumentando o consumo de gasolina. Já os pneus cheios demais deixam o carro pesado, podendo reduzir a vida útil de componentes da suspensão.
Verifique a calibragem a cada 15 dias, de acordo com as indicações que tem no manual do proprietário. Fique atento também às mudanças climáticas. O frio e o calor podem alterar a pressão dos pneus
5 – Ar-condicionado
Use apenas quando realmente for necessário e sempre com os vidros fechados. Carros mais modernos possuem sistemas mais avançados que não exigem tanto do motor quando o ar-condicionado está ligado, mas segundo especialistas, em média o consumo aumenta em até 10%.
Importante também saber que se a velocidade estiver acima de 80 km/h, deixar as janelas abertas gasta mais combustível do que deixar o ar ligado. Isso se deve à resistência criado pelo vento que empurra o carro na direção contrária. Se os vidros estiverem abaixados haverá uma zona de turbulência, provando um efeito de “segurar” o carro. Exige mais força do motor, gasta mais combustível. Nesse caso, prefira o ar-condicionado.
6 – Não acelere com o carro desengatado
Aquecer o motor antes de sair gasta combustível e ainda esquenta a peça causando desgaste diminuindo sua vida útil.
7 – Não acelere com o carro parado no farol
Quanto mais acelerar sem necessidade, mas gasolina é gasta.
8 – Nada de frear bruscamente
Observe o trânsito à frente. Quando perceber que o tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Faça isso com o carro engrenado, mas sem acelerar para mandar menos gasolina para o motor. Esta dica vale inclusive como segurança. Ter o olho também ‘lá na frente’, evita acidentes.
9 – Mantenha uma velocidade constante
As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo de combustível. Para economizar, mantenha uma velocidade constante. Em caso de ladeiras, nunca desça com o carro no ponto morto. Desça de acordo com a velocidade máxima da pista, na marcha correspondente. Exemplo: se a velocidade máxima é 80 km/h, trafegue com o carro engatado em 5ª marcha. Sem acelerar, controlando a velocidade no freio. Significa mais segurança e o motor, praticamente, não gasta combustível.
10 – Evite levar muito peso no carro
Carro cheio também contribui para aumentar o gasto de combustível, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Não guarde malas nem nada pesado no porta-malas.
11 – Cuidado com combustível adulterado
O barato pode sair caro. Gasolina “batizada” aumenta o consumo e danifica o funcionamento do motor, ou seja, “vai dar oficina”. Vá sempre no posto em que confia e peça sempre nota fiscal para comprovar onde comprou o combustível, caso seja necessário.
Fonte: CUT Nacional