Notícias

STIMMMESL: 82 anos de lutas e conquistas

Nesta quinta-feira (12), o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) comemora 82 anos de lutas e conquistas em prol dos milhares trabalhadores da base. Atualmente, o Sindicato cumpre um papel de profundo destaque na organização sindical do estado.

Com uma base que engloba cerca de 16 mil trabalhadores em cinco municípios (São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Estância Velha e Campo Bom), o STIMMMESL é o segundo maior sindicato de metalúrgicos do Rio Grande do Sul. A entidade também é a segunda maior força política do município e ao longo desses anos se tornou uma referência para a comunidade.

Desde a sua fundação da Associação dos Profissionais dos Trabalhadores Metalúrgicos, em 1940 (apenas em 1944, a entidade conquistou a carta sindical que aprovava seus estatutos e a nomeia como sindicato), que a luta foi concentrada nas melhorias das condições de trabalho e ampliação dos direitos aos trabalhadores.

O STIMMMESL avançou trazendo mais benefícios para os associados, como a construção das piscinas, salão de festas, a valorização do setor de saúde, atendimentos jurídicos, ampliação das parcerias e melhorias no espaço de lazer.

Ao longo dessa história, o trabalho social desenvolvido pelo STIMMMESL também é destaque e faz a diferença na região. São diversas as campanhas de solidariedade promovidas, além de ter aberto o ginásio Bigornão para abrigar milhares de trabalhadores durante a trágica enchente de maio de 2024.

Recentemente, em janeiro, ocorreu a eleição para a diretoria da entidade para o quadriênio 2026/2030. Com chapa única, demonstrando a confiança e o trabalho desenvolvido, o grupo eleito é marcado por renovação e experiência. Um dos marcos da nova gestão é que, pela primeira vez, o cargo de vice-presidente será ocupado por uma mulher.

O Sindicato agradece a todas as trabalhadoras e trabalhadores da base que confiam, acreditam e fortalecem o trabalho da entidade. Juntos somos fortes!

 

 

Fonte: STIMMMESL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =