Campanha Salarial 2021: Sindicato convoca categoria para avaliação da proposta patronal

O Sindicato dos Metalúrcos de São Leopoldo Região convoca todos os trabalhadores a participarem da assembleia de avaliação das propostas encaminhadas pela patronal para o acordo coletivo de 2021/2022 da categoria. Durante segunda rodada de negociações, o Sindicato das Ind. Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindmetal) concordou em enviar uma contraproposta à pauta que foi apresentada para a convenção coletiva. A luta da categoria neste ano é por reposição salarial da inflação, que ultrapassa os 9%, conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e por aumento real embasado na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto gaúcho.

O presidente da entidade, Valmir Lodi destaque que as indústrias da região do vale dos Sinos registraram lucro muito superior ao habitual em 2020, sobretudo pelo crescimento das exportações em detrimento do consumo interno da população.

“O setor siderúrgico cresceu 38% durante a pandemia e temos uma previsão de crescimento do PIB de 5% na região. Empresas que adotaram a redução de jornada com redução de salários agora estão contratando novamente e nós queremos a nossa fatia do bolo. Não podemos aceitar que os patrões lucrem em cima do lombo da nossa categoria”, pontuou o presidente no início da Assembleia. Além de vacina no braço e comida no prato, as palavras de ordem para a campanha salarial deste ano passam pela manutenção de direitos trabalhistas, como explica Lodi.

“Não entraremos para uma negociação aceitando a retirada de direitos, por isso defendemos a manutenção das nossas cláusulas sociais, do auxílio estudante, quinquênio e demais conquistas obtidas através de muita luta ao longo dos anos. Queremos a reposição da inflação e aumento real, garante o presidente ao se referir ao principal indicador utilizado para a correção de salários em todo o país.

“Além da vacina, estamos na luta pela reposição das perdas salariais e aumento real de salários. Vamos seguir fazendo nosso dever de passar de porta em porta de fábrica para debater com os trabalhadores, porque o nosso lugar é junto da categoria, fazendo o enfrentamento nos locais de trabalho” concluiu.

Após a assembleia, a categoria decidirá se acata ou não a proposta enviada pela patronal ou se terá de adotar uma postura mais enérgica para conquistar o que está reivindicando.

Confira abaixo o edital de convocação.

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE SÃO LEOPOLDO, com âmbito de representação nos municípios de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, São Leopoldo e Sapucaia do Sul no Estado do Rio Grande do Sul, CNPJ N° 96.758.008/0001-90, com endereço para correspondência na Rua David Canabarro, nº 106 – Bairro Morro do Espelho, São Leopoldo – RS; CEP: 93030-030, neste ato representado por seu Presidente Sr. Valmir Lodi, CPF n° 461.965.440-04, PIS nº 12220730761, para fins de defesa e representação dos integrantes da categoria profissional, pautado sob o princípio de autonomia e liberdade Sindical. No uso das atribuições que me são conferidas pelo Estatuto Social que rege a Entidade, através deste Edital, devidamente publicado em 14/07/2021 no boletim periódico do sindicato, site e demais meios adequados para amplo conhecimento dos trabalhadores da categoria representados, dispensando outros meios de publicações, em vista da aprovação em que a assembleia realizada no dia 24/06/2021 assumiu o caráter permanente, nos termos do artigo 28, inciso I, parágrafo único, alínea A e C, do Estatuto Social, CONVOCO todos os integrantes das categorias constantes no Estatuto Social, associados ou não associados da base de representação deste Sindicato, a participarem da Assembleia Extraordinária Específica, conforme o artigo 28, que será realizada na sede da Entidade, sito à Rua David Canabarro, nº 106, Bairro Morro do Espelho, São Leopoldo/RS, no dia 20/07/2021 às 18h e às 18h30min, em primeira e segunda chamada respectivamente, cumprindo todos os protocolos de segurança e proteção a saúde, devido a Pandemia Covid-19, sendo respeitado o distanciamento de 02 metros, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool gel e obrigatório uso de máscara de proteção na sede da Entidade Sindical, a fim de deliberarem pela seguinte ORDEM DO DIA:

1.Avaliação das negociações para estabelecer a Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022;
2.Examinar a proposta patronal das cláusulas sociais e econômicas para firmar ou não a Convenção Coletiva de Trabalho de 2021/2022;
3. Aprovar ou não o conteúdo das cláusulas econômicas e sociais que farão parte da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022;
4.Definir um valor para contribuição/desconto assistencial ou definir a quota de solidariedade sindical de custeio com possibilidade de oposição individual ao desconto por parte dos não associados a qual deverá ser feita na própria assembleia ou da forma a ser deliberada.
5. Deliberar acerca da ratificação da Convenção Coletiva Extraordinária de 2020/2021, firmada para enfrentamento da Pandemia COVID-19, devidamente registrada no MTE sob nº RS000759/2020, no dia 07/05/2020 e das Convenções Coletivas 2020/2021 firmadas e registradas no MTE, sob nº RS000760/2020, no dia 07/05/2020 e termo aditivo registrado sob nº RS002820/2020, no dia 26/10/2020;
6.Assuntos Gerais.

São Leopoldo, 15 de julho de 2021.

VALMIR LODI
PRESIDENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =

Whatsapp