Presidente dos EUA e entidades sindicais de toda AL repudiam atos golpistas

Os atos de vandalismo e tentativas de golpe contra a ordem democrática neste domingo (8), em Brasília com a invasão do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, por extremistas bolsonaritas que querem um golpe militar, atentando  contra a democracia recebeu o repúdio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e de entidades representantes de trabalhadores e trabalhadoras da América Latina.

No Twitter, Biden condenou o ataque  à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil

A Central de Trabalhadores e trabalhadoras da Argentina (CTA) disse repudia e condena de maneira absoluta os atos golpistas e terroristas perpetrados por setores da direita fascista e do Brasil, que uma vez mais tenta quebrar a ordem democrática na região da América Latina.

Ainda da Argentina, a solidariedade veio da Confederação Geral do Trabalho da República da Argentina. Em nota, disse “ a vontade popular do povo brasileiro que de maneira contundente  se expressou recentemente em eleições transparentes outorgou o governo a Lula não pode ser atacada por fanáticos antidemocráticos”, disseram os argentinos.

O Movimento Octubres Organización diz “ repudiar fortemente o ataque às instituições à República Federativa de Brasil. “ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva” foi eleito democraticamente e é o legítimo ganhador e deve ser respeitado como tal”.

A Corriente NuestraPatria também na sua rede social diz que a direita reacionária demonstra sua verdadeira natureza antidemocrática. O fascista Jair Bolsonaro não só não reconheceu sua derrota eleitoral como dos EUA incentiva seus seguidores a desestabilizar o processo iniciado por Lula”.

A Central ASI Venezuela, disse estar “preocupada com que está ocorrendo no Brasil.  E envia solidariedade ao presidente Lula.

Do Uruguai, a a Confederación Sindical de Trabajadoras y Trabajadores de las Américas (CSA), que representa mais de 55 milhões de trabalhadores condenou os atos golpistas de direita bolsonarista contra a sedes dos três poderes em Brasília

Do Chile, o partido socialista daquele país também se solidarizou com o povo brasileiro e repudiou os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília

Reprodução

A  Central Unitaria de Trabajadores de Colombia “CUT” condenou e rechaçou a tentativa de golpe das forças fascistas comandadas por Bolsonaro contra o governo democrático e legítimo de Lula.

A CTA também em sua rede social repudiou os atentados terroristas e deu seu apoio ao presidente Lula.

Desde la @CTAAutonoma repudiamos el intento de Golpe de Estado del Bolsonarismo y nos solidarizamos con nuestro hermano @LulaOficial. No permitiremos que la democracia sea quebrantada en Brasil https://t.co/UQDQGHXItg

— Adolfo Fito Aguirre (@adolfoacta) January 8, 2023

 

Fonte: CUT Nacional

Foto: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =