Governo prorroga redução de IPI para produtos da linha branca e móveis

O ministro anunciou ainda a prorrogação da redução do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o macarrão até dezembro.
 
As desonerações foram condicionadas a três compromissos. Segundo o ministro, indústria e varejo se comprometeram a repassar as desonerações para o consumidor, a manter o nível de nacionalização dos produtos e a manter os níveis de emprego.
 
De acordo com o ministro, que esteve reunido com representantes da indústria e do varejo em São Paulo, as medidas adotadas pelo governo para manter o consumo aquecido têm sido bem sucedidas. As vendas da linha branca, por exemplo, cresceram 22% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado.
 
Mantega ainda ressaltou que as desonerações têm ajudado a manter a inflação sob controle. “Uma parte da redução da inflação que nós tivemos se deve a essas desonerações.”

Da Agência Brasil

 

Índice PMI de indústria da China recua e tem mínima de sete meses em junho

Indicador recuou para 48,2 depois de ajustes sazonais, o menor nível desde novembro de 2011. Em maio, o resultado final foi de 48,4

 

A atividade industrial da China encolheu em junho no ritmo mais rápido em sete meses uma vez que as novas encomendas de exportação recuaram para mínimas vistas pela última vez em março de 2009, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) do instituto Markit.

O índice PMI recuou para 48,2 depois de ajustes sazonais, o menor nível desde novembro de 2011, e ante 48,1 na leitura preliminar. Em maio, a leitura final foi de 48,4.

Junho foi o oitavo mês seguido de leitura abaixo de 50, limiar que divide expansão de contração.

O PMI oficial da China, divulgado no domingo, também caiu para uma mínima de sete meses em junho. Entretanto, o PMI oficial foi de 50,2, indicando que o setor ainda está em expansão.

Os dois índices normalmente dão leituras divergentes uma vez que o oficial avalia empresas grandes e estatais, enquanto que o do Markit leva em consideração empresas menores e do setor privado.

Mas ambas as leituras destacam as especulações de que Pequim vai relaxar as políticas fiscal e monetária ainda mais para impulsionar a atividade doméstica visando a compensar a fraqueza da demanda externa pelos produtos chineses.

A pesquisa informou que a demanda por exportação de Europa e América do Norte foi especialmente fraca.

O índice PMI mostrou que os subíndices de novas encomendas e de novas encomendas de exportação ficaram abaixo da marca de 50 pontos, sugerindo que a demanda está encolhendo.

Fonte: IG Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =