Brasil sediará encontro internacional sobre trabalho infantil em 2013

A presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto com a confirmação ontem (14), que foi publicado hoje (15) no Diário Oficial da União. O tema da conferência, que ocorrerá em Brasília, será Estratégias para Acelerar o Ritmo da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil. 
 
Na última terça-feira (12), foi o Dia Internacional de Combate e Erradicação ao Trabalho Infantil. As duas últimas conferências sobre o tema ocorreram em Haia, na Holanda, quando foi sugerido que o Brasil sediasse a próxima reunião.
 
“Com a assinatura do decreto, o Brasil reitera seu compromisso com a comunidade internacional de eliminar as piores formas de trabalho infantil e convida governos, organizações de empregadores, de trabalhadores e a sociedade civil a se mobilizarem para reacelerar o ritmo de redução do trabalho”, disse o coordenador nacional do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes, em nota da organização. 
 
Participam do encontro representantes de governos, trabalhadores, empregados e membros da sociedade civil. O objetivo será fazer um balanço das medidas implementadas com base na Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil da OIT, de 2000; avaliar possíveis obstáculos à erradicação desse tipo de exploração, além de trocar experiências. 
 
A presidência da conferência será feita em conjunto pelos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, das Relações Exteriores e do Trabalho e Emprego. Para participar da Comissão Organizadora Nacional, serão convidados representantes do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), das organizações de empregadores e de trabalhadores de âmbito nacional, do gabinete do governador do Distrito Federal e da OIT.

Da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 7 =