Cresol Central recebe certificado MIX Market

O Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol Central) recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado de transparência, qualidade e confiabilidade da informação da indústria de microfinanças. A certificação é realizada pela organização norte-americana Microfinance Information Exchange (MIX). Os dados analisados são referentes ao exercício 2010 e a Cresol alcançou quatro diamantes, dos cinco possíveis no Mix Market.

De acordo com o Assessor da Cresol Central e responsável pelo envio das informações, Jonas Klein, ser reconhecido por uma instituição como o MIX dá visibilidade e demonstra a qualidade e a transparência das ações desenvolvidas. “Com esta certificação conquistamos mais credibilidade e confiança. Além disso, para as instituições financeiras participantes, o parecer sobre os dados confere transparência e proporciona maior segurança nas transações financeiras”, explica. Klein ressalta ainda que, esta é a comprovação de que a Cresol está no caminho certo e que as demonstrações financeiras, contábeis e a controladoria interna estão fundamentadas nas boas práticas cooperativistas. As informações referentes ao ano de 2011 já estão sendo encaminhadas para a próxima certificação.

MIX

O MIX é uma organização privada sem fins lucrativos, com sede em Washington, que trabalha com a transparência financeira das instituições de microfinanças, oferecendo serviços de informações sem custo. O propósito é apoiar o crescimento da indústria de microfinanças com a criação de uma plataforma pública de informação. Desde 2008 o MIX fechou um convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), através da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), os quais são os responsáveis pela coleta de dados e informações financeiras das Instituições de Microfinanças (IMF) no Brasil.

A organização proporciona aos participantes a criação de um perfil mostrando informações financeiras completas, operacionais e de carteira. Com elas é possível acessar as ferramentas de análises de tendências e comparativos e compartilhar informações com doadores, investidores e outros atores que buscam melhorias nas microfinanças. Através dos websites da instituição, em média mais de 35 mil visitantes a cada mês tem acesso ao perfil online dos participantes o que incrementa a visibilidade entre os atores-chave da indústria, incluindo investidores, doadores, redes e outros.

Por: Assessoria de Comunicação da Cresol Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 5 =