Política sindical do Macrossetor da Indústria é tema em curso de formação no RS

Começou nesta segunda-feira (1), o Encontro de Formação de Política e Sindical do Macrossetor da Indústria. O curso, que será encerrado nesta quarta-feira (03), está sendo realizado em Porto Alegre (RS). O objetivo do encontro é organizar um conjunto de informações que possibilite os participantes se apropriarem do debate da trajetória e as características do processo de industrialização.

Cerca de 30 sindicatos dos setores da alimentação, calçado, metalúrgico e químico estão reunidos no encontro. No total, participam do projeto 65 lideranças de chão de fábrica. Para falar sobre a estrutura do Macrossetor da Indústria aos participantes, o curso conta com a presença do secretário de Política Sindical da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Loricardo de Oliveira, e da secretaria de Formação da CNM/CUT, Cícera Michele Silva Marques. Os dirigentes explicaram a organização e estratégias da articulação do MSI para a intervenção dos trabalhadores na política industrial do país.

A secretária também destacou a importância da troca de informações dos trabalhadores da indústria. “É muito importante conhecer outras experiências dos trabalhadores no Brasil. Este encontro é essencial para ampliar a visão política e sindical de dirigentes cutistas. Este espaço de formação pressupõe um espaço de reflexão e construção de ações, sempre com foco na organização dos trabalhadores na sua relação com capital”, disse Cícera.

No primeiro dia do curso, foi realizada uma análise de conjuntura da indústria brasileira e as propostas dos trabalhadores. Além disso, os participantes aprenderam os conceitos para entender o debate da industrialização. O debate foi realizado pelo secretário de Política Sindical da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Loricardo Oliveira, e a secretária de Formação, Cícera Michele Silva Marques.

Nesta quarta-feira (3), o grupo também terá uma apresentação do perfil dos setores da indústria metalúrgica, alimentação, calçado, químico e construção e da trajetória da industrialização brasileira. Para finalizar o encontro, o presidente da CUT Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo, irá fazer uma conjuntura dos desafios para o movimento sindical.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 4 =