Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo completa 72 anos

Nesta sexta-feira (12) o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região completa 72 anos de fundação.

 

História da entidade

Embora estivesse desde 1942 organizado como entidade sindical, apenas no dia 12 de fevereiro de 1944 o Sindicato recebeu a carta que aprova seus estatutos. Nessa data, então, foi denominado oficialmente como Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de São Leopoldo e Região.

 

A entidade passou por inúmeras mudanças e enfrentou os diversos períodos políticos que o Brasil viveu desde a década de 1940, sempre lutando em favor dos trabalhadores da região.

 

Em 1986, por exemplo, o Sindicato esteve à frente de uma luta importante, contra as demissões de trabalhadores da base, reflexo de uma crise econômica que começava a se instalar no país.

 

Já em 1990, os metalúrgicos deflagram uma grande luta contra a proposta das empresas de redução de jornada de trabalho com redução de salário. A mobilização cresceu e se transformou numa paralisação de 16 dias como resposta à ofensiva patronal.

 

Nos últimos anos, o Sindicato vem se somando às lutas da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em defesa de direitos e condições de trabalho iguais para a categoria em todo o país, e às da CUT, como a redução da jornada sem redução de salário, contra a terceirização e pelo fim do fator previdenciário.

 

Hoje, a entidade cumpre um papel de destaque na organização sindical do Rio Grande do Sul, sendo a segunda maior força política de São Leopoldo.

 

Serviços

Com uma sede própria, o Sindicato oferece inúmeros benefícios para os associados, como as piscinas, o salão de festas, a valorização do setor ambulatorial, atendimento jurídico, além da ampliação dos convênios e a revitalização das subsedes, em Campo Bom e Sapucaia.

 

No marco do 72º aniversário de fundação, a direção da entidade salienta a importância da história do Sindicato para o progresso da cidade, reforça seu compromisso com a luta pelos direitos da classe trabalhadora e parabeniza todos trabalhadores que fizeram e fazem parte desta história.

 

Fonte: STIMMMESL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 8 =