Encontro das mulheres do STIMMMESL teve muita animação, palestras e zumba

Sábado, 16, aconteceu o tradicional encontro das mulheres promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Dezenas de mulheres estavam presentes e se divertiram com a programação.

 

A escritora e consultora de sexualidade, Janaína Persch Barsazcz apresentou a palestra sobre sensualidade feminina. Ela apresentou produtos e técnicas que podem melhorar a vida íntima das mulheres e a autoestima.

 

“A nossa vida já é tão corrida que é fundamental estarmos nos sentindo bem. E quando estamos realizadas na vida pessoal, isso reflete em todos os aspectos das nossas vidas”, falou Janaína.

 

Após, foi a vez da advogada Jaqueline Matiazzo de Carvalho Ledur, do Young, Dias, Lauxen & Lima Advogados Associados, que presta assessoria jurídica para o Sindicato, abordou o assédio moral no local de trabalho.

 

Jaqueline explicou como se configura a prática do assédio. “É necessário que haja uma frequência. Muita gente confunde uma ordem de um chefe, feita de uma maneira mais contundente com assédio. Isso tem que ficar claro, o assédio se dá com humilhações e agressões, geralmente verbais, por mais tempo.”

 

Segundo a advogada, existe também o assédio entre os próprios trabalhadores: “muitas vezes, colegas que desempenham a mesma função, agridem o outro.”

 

A atuação da assessoria jurídica dos sindicatos e até mesmo do Ministério Público do Trabalho para evitar ou reparar danos foi outro ponto destacado por Jaqueline. “É um assunto muito delicado que interfere na vida do trabalhador como um todo, é comum o assediado se tornar depressivo e em muitos casos, tomar remédios”, finalizou.

 

“É importante entendermos esse assunto, pois muitas vezes conhecemos alguém que está passando por isso e não sabemos como ajudar”, alertou a advogada Mariele Lima, também da assessoria jurídica do STIMMMESL.

 

Durante a tarde foi servido café colonial da Sáber Eventos e sorteado brindes do Boticário. No encerramento do encontro, as mulheres se divertiram e suaram com a aula de zumba ministrada pela professora Bibi Quiroga.

 

As diretoras do Sindicato, Viviane Santos, Sirlei de Moura Vieira e Naira Monteiro de Oliveira agradeceram a todas as mulheres que participaram e já as convidaram para o encontro de 2017.

 

Fonte: STIMMMESL

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + cinco =