Em assembleia na Taurus, metalúrgicos de São Leopoldo defendem a Previdência e cobram que empresa respeite os direitos
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região realizou uma assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras da Taurus na manhã desta terça-feira (5). A atividade integrou o dia de lutas contra a reforma da Previdência e alertou os trabalhadores para mais esse ataque do governo golpista e ilegítimo de Michel Temer (PMDB).
Os dirigentes explicaram que a greve nacional marcada para hoje foi suspensa em função do adiamento da votação prevista na Câmara dos Deputados para a quarta-feira (6). O recuo do governo Temer (PMDB) já é uma vitória da pressão das entidades sindicais e dos movimentos sociais contra o fim da aposentadoria e em defesa dos direitos, mas a mobilização não pode parar.
Os metalúrgicos também foram alertados sobre a Reforma Trabalhista, que já está impactando os trabalhadores da Taurus. Além disso, os diretores do Sindicato que trabalham na empresa relataram problemas específicos referentes ao café, o plano de saúde e a Participação no Lucros e Resultados (PLR).
"A Taurus é uma empresa que se caracteriza pela exploração de seus trabalhadores", ressaltou o diretor Décio Luis Fritsch, ao enumerar os problemas de gestão da empresa como a demora nas negociações da PLR, as dezenas de empresas terceirizadas que prestam serviço para a Taurus, a falta de material básico, como papel higiênico e sabonete e a troca do plano de saúde.
Para ele, a direção da empresa já demonstrou sua incapacidade. "Produz mais de 3 mil armas por dia e não há retorno para quem produz a riqueza da fábrica", finalizou.
Adão Silveira dos Santos ressaltou que a empresa corta de quem recebe menos, dos trabalhadores. “Não aceitamos essas medidas absurdas da empresa. Onde está o lucro da Taurus?”, questionou ele ao garantir que os trabalhadores estão com a produção em alta.
Citando o slogan da empresa “compromisso com a excelência”, Lucas Cantos cobrou o “compromisso com quem trabalha, com quem faz a riqueza da Taurus.” O diretor também criticou a proposta absurda que a empresa fez sobre a PLR e as demissões diárias na empresa.
Dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e também trabalhador da Taurus, Rogério Cidade, o Bicudo, destacou a história de luta dos trabalhadores da empresa. “Não acredito que os problemas que tem na Taurus é por causa de seus trabalhadores. Exigimos respeito com a classe trabalhadora”, destacou.
Ele também enfatizou a atuação do Sindicato na defesa dos direitos e dos trabalhadores. “Vocês tem um Sindicato muito combativo e precisam fortalecê-lo. Quando atrasaram salário, estávamos aqui na chuva para cobrar da empresa”, lembrou.
A atividade foi coordenada pelo presidente do Sindicato, Valmir Lodi, que falou sobre as intenções do governo ao defender a Reforma da Previdência. “Eles vão acabar com a nossa aposentadoria. Quem tem por volta de 50 anos e está perto de se aposentar, esqueça”, disse.
“A Taurus, junto com a Stihl, é a empresa que mais está fazendo uso da Reforma Trabalhista. Outro ataque desses golpistas que rasgaram a nossa CLT e permite a terceirização sem limites”, declarou o dirigente.
Valmir também fez um relato da reunião com a direção da empresa, realizada semana passada. De acordo com ele, a direção da Taurus garantiu que a partir de segunda-feira retorna o café normal, que as rescisões voltarão a ser feitas no Sindicato e a retomar as negociações da PLR em janeiro. A empresa também se comprometeu em dar uma cesta de Natal para cada trabalhador.
“Empresa dificilmente quebra. A Taurus está produzindo e tem mercado. Ao contrário de empresas que perdem mercado. Portanto, tem que parar de prejudicar os trabalhadores”, falou ele que encerrou a assembleia ressaltando a que “um sindicato é feito por todos os trabalhadores, por isso a importância de ser sócio e fortalecer essa luta”.
Natal Solidário – os diretores convocaram os trabalhadores para participarem da campanha Natal Solidário. A Taurus é uma das empresas onde há caixa de coleta. A entrega dos alimentos para as famílias necessitadas será feita no dia 20 de dezembro.
Fonte: STIMMMESL