Sindicato recebe cerca de 80 crianças do Instituto Lenon Joel Pela Paz

Nesta terça-feira (03) o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) recebeu cerca de 80 crianças do Instituto Lenon Joel pela Paz. As crianças utilizaram a área de lazer da sede e realizaram jogos de futebol no campo do Sindicato. Há anos, o Instituto é parceiro do STIMMMESL, que disponibiliza materiais e as dependências para esse movimento que transforma a vida de muitas crianças e da comunidade em geral.

   Os jogos de futebol utilizam a modalidade Fair Play implementada por uma parceria feita com a FIFA, explica a Diretora do Instituto, Delci de Melo. “Nós temos o apoio da Fifa desde 2013, para fazermos a metodologia três tempos, que é o futebol não competitivo e atuamos pelo Fair Play, nem sempre o time que faz gol é o time que vai ganhar, no inicio foi difícil porque não conseguíamos segurar as crianças, em agosto eles debandavam para os campeonatos e hoje está realidade já mudou, temos uma grande procura pelo futebol. Inclusive utilizamos essa metodologia nas outras atividades que a gente faz, já apresentamos para os alunos da Unisinos, e agora no mês de outubro estaremos apresentando para uma turma da UFRGS”. Para a diretora essa metodologia é um grande ganho da Instituição e vale a pena de ser trabalhada com as crianças.
   Segundo Delci, o Instituto iniciou com oficinas de uma hora por dia e então visando criar um vínculo maior com a comunidade e com as crianças, implementou em 2010 o projeto de contra turno escolar, contando com oficinas e cursos de qualificação profissional e trabalhando com as mães e jovens da comunidade. Atualmente há 180 crianças encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que participam de atividades como cursos de teclado, violão, grupo musical e uma parceria com a escola holandesa Bem Vinda em um curso de inglês online.
   A diretora explica sobre as atividades de contra turno. “Essas atividades são pautadas na mediação, porque queremos que eles aprendam a resolver os conflitos deles de uma forma diferente e não violenta. Então nós trabalhamos uma vez por semana a mediação de conflito e os temas são escolhidos através de uma conversa com eles e são trabalhados durante o mês”.
  Instituto Lenon Joel pela Paz 
  O Instituto Lenon Joel pela Paz foi fundado em novembro do ano 2016 após a forte mobilização da comunidade leopoldense em protesto pelo assassinato do estudante e esportista Lenon Joel Backes, com 16 anos, ocorrida no dia 18 de setembro de 2006 durante um assalto em sua residência. A comunidade, cansada dos sequentes atos violentos no bairro, mobilizou-se e em caminhada de protesto reuniu mais de duas mil pessoas no dia 26 de setembro do mesmo ano, pedindo o fim da violência. Em assembleia realizada no dia 8 de novembro de 2006 ocorreu à fundação da ONG Instituto Lenon Joel Pela Paz – Esporte, Cultura e Lazer.
   Assim, a 12 anos o Instituto Lenon Joel pela Paz através de oficinas voltadas ao esporte, cultura e lazer proporciona à comunidade, principalmente dos bairros Vicentina e São Miguel, um espaço de promoção e discussão da cultura de paz . Colabora para a diminuição da violência formando crianças e adolescentes cientes de seus direitos e deveres como cidadãos, promotores de paz e protagonistas de suas histórias.  Ao longo dos anos o instituto desenvolveu projetos com o Criança Esperança, Petrobrás, FIFA e outros. Atualmente contam com parcerias da prefeitura de São Leopoldo para execução do Serviço Convivência e Fortalecimento Vínculo e Governo Estadual para execução de outros projetos pontuais.
  No ano de 2016 o instituto recebeu reconhecimento sobre o processo de gestão do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) com a medalha de bronze e em 2018 entrou no ranking das 100 melhores ongs para se doar no Brasil.
  Conheça mais sobre o instituto e suas ações na comunidade através do site: http://institutolenon.com.br/ ou pela pagina do facebook: https://www.facebook.com/onglenon.pelapaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 18 =