Famílias assentadas da Reforma Agrária irão doar mais de 55 toneladas de alimentos no RS
Para marcar o Dia do Trabalhador, famílias assentadas da Reforma Agrária arrecadaram mais de 55 toneladas de alimentos, que serão doados no dia 1 de maio. Os produtos doados originam-se de assentamentos e cooperativas gaúchas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e serão destinados a moradores de periferias de três cidades: Porto Alegre, Pelotas e Cruz Alta. Essa ação contra a fome faz parte de um movimento nacional denominado Jornada de Lutas e Solidariedade com a Classe Trabalhadora.
Somente na capital gaúcha serão entregues mais de 40 toneladas. A ação começa a partir de um ato que será realizado no sábado, dia 1º de maio, às 10 horas, em frente a Prefeitura de Porto Alegre. No local, haverá um Drive-thru coletando alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade, em que as famílias assentadas farão a primeira doação do dia. Após, os caminhões seguirão para o Morro da Cruz, Lomba do Pinheiro, Grande Cruzeiro, Alvorada, Farrapos e Ceasa, onde haverá distribuição para as famílias cadastradas pelas entidades locais.
“Nós, trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, seguimos com nossas doações que foram intensificadas nesse tempo de pandemia. Nosso dever é compartilhar as produções da agricultura familiar e dos assentamentos com as pessoas que estão nas cidades passando fome, principalmente nas periferias”, afirma Geronimo da Silva, da direção Estadual do MST.
Em Pelotas e Cruz Alta serão doadas 15 toneladas de alimentos para famílias em vulnerabilidade social. Conforme os assentados, ainda este ano serão doadas mais 100 toneladas de alimentos. Além disso, informam que mensalmente serão entregues kits com produtos da Reforma Agrária para mais de 20 entidades e cozinhas coletivas na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Lançamento – Solidariedade Terra Livre
O dia 1º de maio também marca o anúncio de lançamento de uma plataforma direcionada a doações. O site www.terralivre.coop.br, da Cooperativa Terra Livre, de Nova Santa Rita, vai reverter para doação 5% das vendas realizadas ao mês na plataforma Terra Livre. Outra opção será disponibilizada aos clientes, que poderão fazer doações em alimentos ou em dinheiro.
(*) Com informações do MST.