“O sindicalista tem respeito dentro da empresa”, afirma o diretor do STIMMMESL, Alex Postiglioni

Alex Silveira Postiglioni tem 48 anos, iniciou na área metalúrgica em 1998, trabalhando na Rexnord. Atualmente é metalúrgico da Taurus, onde trabalha há 12 anos e está iniciando o segundo mandato como diretor do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) e de acordo com ele, a expectativa “é se aperfeiçoar, procurar melhorar cada vez mais.”

Morador de São Leopoldo, Alex é casado e tem uma filha. Nesta entrevista de sexta-feira (9) ele conta que sempre foi dedicado a buscar melhorias para os trabalhadores nas empresas que trabalhou, por isso se aproximou do Sindicato. O metalúrgico também fala da importância da CIPA, da PLR e dos desafios do movimento sindical. “Tem muita coisa que o pessoal se priva de perguntar por medo ou vergonha para os supervisores… E já o sindicalista tem respeito dentro da empresa e somos procurados para tirar essas dúvidas”, afirma.

Confira a íntegra da entrevista:

Conte um pouco da sua história. Como entrou no movimento sindical?

Na verdade, eu conheci o pessoal do Sindicato já na época que entrei na Rexnord, pelos colegas da firma mesmo. Comecei a frequentar o Sindicato aqui que até então não tinha conhecimento, depois, fiz parte do Integrar, onde conheci mais pessoas do movimento sindical e já naquela época tive um convite para participar, mas não quis, era muito novo e também sem experiência. Mas sempre fui dedicado a buscar melhorias para os trabalhadores na empresa. E por fim, foi o Elias que me convidou, nós jogávamos bola juntos e ele me disse que estava saindo e com isso surgia uma oportunidade, aí já vim tirar foto para compor a chapa.

Você está iniciando mais um mandato como dirigente sindical, como está a expectativa?

O que dizer? Acho que é se aperfeiçoar, procurar melhorar cada vez mais.

Qual a importância da PLR como um programa de distribuição de renda entre os trabalhadores?

Para muitos, é uma grande ajuda. Já outros, não fazem muita questão, pois tem algumas políticas referente a faltas, absenteísmo. Mas, sem dúvida, a PLR ajuda bastante o pessoal, pois é um incentivo grande. Apesar de que para nós, da produção, é pouco reconhecido, sempre é bem-vindo.

E da CIPA como forma de organizar os trabalhadores?

Eu considero que a CIPA não é muito diferente do Sindicato por trazer e lutar por melhorias para os trabalhadores.

Qual a importância dos sindicatos na vida das pessoas?

Tem muita coisa que o pessoal se priva de perguntar por medo ou vergonha para os supervisores… E já o sindicalista tem respeito dentro da empresa e somos procurados para tirar essas dúvidas.

Qual a tua avaliação dos ataques que a classe trabalhadora tem sofrido desde o golpe de 2016. Como as reformas trabalhistas e da previdência?

Não sei nem se podemos dar uma nota para isso aí de tão vergonhoso que é.

O movimento sindical, como um todo, está muito desacreditado. Como reverter isso?

Pois é, tivemos recentemente a semana da oposição aqui no Sindicato e comentei na empresa porque muita gente vem perguntar… Uns quantos eu consegui convencer a não fazer a oposição, falei para avaliarem tudo o que o Sindicato conseguiu conquistar no reajuste. É uma luta nossa e por isso, vários deixaram de vir fazer a oposição. Já outros, não teve jeito.

Na tua opinião, qual o principal desafio do movimento sindical no próximo período?

Acho que essa é uma pergunta bem complicada. Acho que após a eleição, pode ser que as coisas piorem mais.

E da indústria? Como gerar empregos?

Olha, no caso da Taurus, que eu conheço… Eles já estão com uns bons planos para o ano que vem de ampliação e apresentando novas oportunidades, fazendo novas contratações. A tendência é com isso, ter muitas vagas.

Como atrair mais sócios para o sindicato?

Acho que o pessoal tem que procurar o público, conversar mais, explicar… O Sindicato ainda é muito mal falado. Tem gente que acredita, que reclama que o Sindicato tira um mês do trabalhador e não reconhece as batalhas que lutamos por eles. Alguns sócios que eu trouxe, falei, fiz propaganda da área de lazer, do ginásio de esportes, do convênio com o médico e a dentista, que muitas vezes sai mais em conta que usar o convênio da empresa, além das piscinas, área de jogos, essas coisas que ajudam a trazer o pessoal.

Fonte: STIMMMESL

Imagens: Israel Bento Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 4 =