Enem 2023: isenção do pagamento pode ser solicitada a partir desta segunda (17)

Estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 com isenção na taxa de inscrição devem fazer a solicitação a partir desta segunda-feira (17). Segundo o cronograma do Enem, o prazo para os pedidos de isenção vai até o dia 28 de abril.

Para realizar a solicitação, o Ministério da Educação (MEC) informa que o estudante deve comprovar que possui vulnerabilidade socioeconômica. A solicitação ocorre por meio da Página do Participante.

Ou seja, o estudante deve possuir inscrição no CadÚnico ou ter renda per capita de até um salário mínimo e meio. Neste último caso, o estudante também deve comprovar que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada de ensino.

Também podem solicitar a isenção da taxa os candidatos que estão cursando em 2023 o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas.

O edital divulgado pelo MEC também prevê que quem solicitou a isenção do pagamento da taxa no Enem 2022 e por algum motivo não pôde comparecer à realização da prova, pode justificar a ausência entre os dias 17 e 28 de abril.

Nestes casos, a isenção da taxa do Enem 2023 só será concedida se o candidato apresentar documentação que comprove o motivo do não comparecimento no ano passado. É importante ressaltar que todos os documentos apresentados devem estar datados e assinados.

O resultado das solicitações de isenção do pagamento devem ser divulgados no dia 8 de maio. Estudantes que não forem contemplados e que desejem recorrer da decisão, terão até o dia 12 de maio para apresentar recurso.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição no Enem 2023.

Ou seja, fique atento aos prazos de inscrição do Enem 2023 que acontecerão entre os dias 5 e 16 de junho de 2023. O Exame está previsto para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro deste ano.

 

Fonte: Brasil de Fato

Foto: WILSON DIAS / AGÊNCIA BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 20 =