Aplicação da NR 12 foi tema de Seminário promovido por trabalhadores da indústria

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV) promoveram no dia 17 de novembro o seminário virtual  “NR 12 – Máquinas e Equipamentos: Desafios e Perspectivas para a Segurança e Saúde dos Trabalhadores(as)”.

O encontro serviu para mostrar a importância da norma regulamentadora NR 12 para a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam em máquinas, bem como direcionar e fortalecer a ação sindical para negociar com as empresas na busca pelo cumprimento da norma.

Segundo o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, o seminário mostrou que a proteção do trabalhador que opera máquinas precisa ir além da proteção individual e ser coletiva. “A NR 12 é o principal instrumento de controle e adequação das máquinas no local do trabalho e um dos principais problemas que temos no país é a chegada de máquinas importadas que muitas vezes vão para o interior do Brasil e não são adequadas dentro da norma. Esse evento serve para que os trabalhadores se informem e se apropriem mais das diretrizes da NR12 para aplicar no local do trabalho”.

Loricardo afirma que após o seminário ficou um compromisso para estudar item a item da norma e melhorar a sua compreensão e aplicação, evitando também que as empresas burlem o cumprimento dela. “Vamos aprofundar a discussão agora com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS) e nos sindicatos”.

Para o secretário de Saúde do Trabalhador, Previdência Social e Meio Ambiente da CNM/CUT, Francisco Jonaci de Almeida, além do aprofundamento da discussão sobre a norma, o movimento sindical precisa cobrar as empresas para a aplicação da NR 12. “Temos que cobrar a adaptação das máquinas importadas que não estão adequadas a NR 12, além de exigir a modernização das plantas fabris”.

 

Fonte: CNM/CUT

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =