Metalúrgicas da CUT-RS debatem a luta das mulheres para o próximo ano
Dirigentes do STIMMMESL participaram do encontro
As dirigentes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) participaram do encontro estadual do Coletivo de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), na última quinta-feira (14), realizado no auditório da CUT-RS, em Porto Alegre. A atividade reuniu sindicalistas de todo o Rio Grande do Sul para debater as pautas de luta para 2024.
Pela manhã as trabalhadoras foram recepcionadas e participaram de uma mística para trocar experiências. Em seguida, foram formados grupos para debate sobre as principais atividades realizadas nos Sindicatos durante 2023 e também sobre as mudanças e avanços que as metalúrgicas desejam para 2024.
A secretária de Prevenção e Saúde do Trabalhador do STIMMMESL, Simone Peixoto afirmou que o encontro foi muito bom. “Conseguimos nos enxergar e ver que todas passamos por dificuldades na vida e se tivermos uma rede de apoio, isso ajuda a superar a dificuldade. Com nossa união uma ajuda a outra a resolver as demandas”, enfatizou.
Uma apresentação trouxe um levantamento de dados de Sindicatos ligados à federação sobre a real situação das mulheres dentro de cada entidade. Um dos exemplos debatidos foi o do Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires, que possui paridade na formação de suas diretorias, ou seja, o número de dirigentes mulheres é o mesmo de homens.
“Foi um encontro muito alegre e bonito, que mostrou a importância da união e da organização das mulheres trabalhadoras. Avaliamos as ações do último período e sem dúvida, iremos mais fortes para 2024”, declarou a vice-presidente da FTM-RS, Eliane Morfan.
No encontro, as participantes foram presenteadas com uma camiseta do Coletivo de Mulheres.
Fonte: STIMMMESL com STIMEPA e FTM-RS
Fotos: Divulgação e STIMEPA