Domingo, 21 de abril, é Dia do/a Metalúrgico/a

Neste domingo (21), celebra-se o Dia do/a Metalúrgico/a e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) parabeniza a todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria pela passagem da data. O histórico dos metalúrgicos é referência para todas as categorias, no Brasil e no mundo.

No país, os metalúrgicos são conhecidos por sua capacidade de se reunir para lutar por seus direitos. Foi a partir de movimentos organizados por este setor que importantes mudanças se processaram na sociedade, principalmente quando o assunto é direitos trabalhistas.

O progresso industrial floresceu no Brasil a partir da década de 1930, por causa da queda da economia cafeeira. Com o advento da produção em série e em larga escala, muitos trabalhadores deixaram o campo, em busca de emprego na cidade. No entanto, as atividades metalúrgicas existem há mais de seis mil anos quando o homem do Oriente Médio começou a martelar o cobre para fazer utensílios domésticos.

Para o presidente do Sindicato, Valmir Lodi, o 21 de abril é uma data para comemorar a relevância da categoria, que garantiu avanços importantes para todos os trabalhadores de todo o Brasil. “E neste ano, que o Sindicato completou 80 anos de história e de luta fica ainda mais evidente a importância dos metalúrgicos, uma categoria histórica. A luta é árdua, mas nunca devemos parar de lutar por dias melhores. Parabéns para todos os metalúrgicos e metalúrgicas e seus familiares”, declara Valmir.

Atualmente, o setor metalúrgico é um dos mais importantes da economia brasileira com participação no Produto Interno Bruto (PIB), além de gerar emprego e distribuir renda.

 

 

Fonte: STIMMMESL

Arte: Kaylany Ferreira (STIMMMESL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =