Diretores do STIMMMESL participam do Programa de Formação do Macrossetor da Indústria

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) participaram do primeiro módulo do Programa de Formação do Macrossetor da Indústria, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC) nos dias 18 e 19 de abril.

O secretário de Gênero, Juventude e Raça do STIMMMESL, Alexandro da Silva Braga, a diretora, Erenita Fernandes dos Anjos e os diretores, Edson da Silva e Roni do Carmo Rodrigues participaram da Formação, que reuniu sindicalistas dos ramos da metalurgia, celulose, papel e papelão, moveleiros, construção civil, calçadistas, petroleiros e petroquímicos.

 

 

O objetivo deste primeiro encontro era possibilitar que os participantes compreendam os limites e as possibilidades da estrutura sindical brasileira e os encorajem a enfrentar os desafios organizativos acordados no último Congresso Nacional da CUT.

 

 

A transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado. Qual a influência dos três séculos e meio de escravidão na estrutura sindical?; as três décadas do século XIX (1900 a 1930) – projetos organizativos em disputa; a Era Vargas e a hegemonia da estrutura sindical corporativa; o que fez a ditadura com a estrutura sindical?; as tentativas de organizar Centrais Sindicais no Brasil; o surgimento da CUT e seu projeto organizativo e o projeto organizativo da CUT aprovado no último Congresso foram os conteúdos abordados.

Ainda no primeiro semestre deve ocorrer o segundo módulo do Programa.

 

Fonte: STIMMMESL

Fotos: Rafaela Amaral (STIMMMEC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − catorze =