Salão de festas do STIMMMESL foi ponto de recepção e entrega de alimentos do PAA

Durante esta terça-feira (11), o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) cedeu o salão de festas para uso da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). Pela manhã, foram recebidos os alimentos oriundos da agricultura familiar e na parte da tarde, as entidades e responsáveis pelas regiões beneficiadas faziam a retirada. A ação que ocorreu pela primeira vez no STIMMMESL, é realizada quinzenalmente e integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

 

 

A servidora municipal e chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional e Apoio a Iniciativas Comunitárias da Secretaria, Carolina Cerveira, conta que São Leopoldo aderiu ao PAA, ainda em 2010. “O município faz a compra, entrega para as entidades cadastradas e paga os agricultores familiares. O objetivo da prefeitura e o PAA é fazer chegar o alimento em quem precisa”, explicou.

 

 

De acordo com ela, excepcionalmente nesta entrega foram incluídas cozinhas solidárias e abrigos, por conta da situação que de calamidade climática que a região está vivendo. “Inclusive, realizamos uma compra maior de 15 toneladas devido a essa necessidade”, contou.

O presidente do Sindicato, Valmir Lodi, parabenizou a iniciativa do município ao integrar o PAA. “É uma maneira de valorizar quem produz e garantir o alimento na mesa de quem mais precisa”, declarou ele. Valmir também falou das campanhas de solidariedade que o STIMMMESL realiza e colocou a entidade a disposição.

 

 

Atualmente, há a participação de 11 agricultores de São Leopoldo e pelo Programa podem ser adquiridos 31 tipos de alimentos (como aipim, feijão, batatas, cenoura, morango, espinafre, pinhão, melancia, entre outros…) de 43 agricultores familiares cadastrados.

 

 

Fonte: STIMMMESL

Fotos: Renata Machado (STIMMMESL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − doze =