Após negociação, trabalhadores aprovam acordo na Primuss
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) realizou uma assembleia com os trabalhadores da Primuss, de Esteio, na manhã de quarta-feira (28). Na ocasião foi aprovado o acordo negociado entre a empresa e o Sindicato, referente ao pagamento das horas que não foram trabalhadas devido a enchente de maio.
O acordado é que as horas serão pagas aos sábados a cada quinze dias, ou seja, um sábado trabalha e o outro, não. Seis trabalhadores serão escalados para ficarem responsáveis pela limpeza e o restante, permanece na produção. Além disso, o sábado trabalhado será contado como 100% de hora extra.
“Esse acordo é fruto da negociação do Sindicato com a empresa”, enfatizou o presidente do STIMMMESL, Valmir Lodi. “Já havíamos feito uma conversa com os trabalhadores no dia 16 de agosto, pois a empresa fez um acordo sem nos comunicar e isso não pode acontecer”, recordou.
A Primuss havia feito uma redução de jornada de trabalho com redução de 25% nos salários, através de um documento individual para cada trabalhador sem fazer a negociação com o Sindicato, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Extraordinária referente à inundação.
“Toda a negociação tem que ser feita com o Sindicato e levada para os trabalhadores decidirem”, enfatizou Valmir. Foi após a manifestação do dia 16 de agosto, que a Primuss procurou o STIMMMESL para negociar.
Fonte: STIMMMESL
Fotos: Divulgação