Trabalhadores da Inpel aprovam continuidade da jornada por mais um ano

Nesta terça-feira (18), os trabalhadores da Indústria de Peças Inpel aprovaram, por unanimidade, a continuidade da Jornada de Trabalho atual por mais um ano. A decisão se deu nas assembleias promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL), na Associação de Funcionários da INPEL – AESI, em Sapucaia do Sul.

 

 

Com a deliberação dos trabalhadores, do próximo dia 1º até abril de 2026, a jornada segue com a redução do intervalo intrajornada de 1 hora para 30 minutos. Os sábados trabalhados ocorrem a cada quinze dias, ou seja, um sábado trabalha e o outro, não.

 

 

O presidente do Sindicato, Valmir Lodi relatou uma conversa com a empresa, onde defendeu a jornada 5×2. “Porém a direção da Inpel afirmou que está com muita produção e que não seria possível. Por isso retornamos o debate da continuidade da jornada atual. E a decisão é de vocês, a partir disso o Sindicato e a empresa homologam o acordo”, esclareceu Valmir.

 

 

A importância do Sindicato na defesa dos trabalhadores também foi destaque na assembleia. “Uma entidade sindical é formada por todos os trabalhadores, vocês são o Sindicato. E a função da direção que foi eleita e está lá de passagem é lutar por melhores condições de trabalho para vocês e com a ajuda de todos”, enfatizou.

Outro assunto foi em relação a campanha nacional pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, encampada por diversas entidades como CNM/CUT e CUT. “Uma jornada de trabalho menor vai impactar diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores, que terão mais tempo para se dedicar à família e ao lazer. Mas para isso acontecer, também precisamos da mobilização de todos”, defendeu Valmir.

 

 

Foram realizadas duas assembleias para contemplar os três turnos. A primeira, na primeira hora da manhã e a segunda, durante a tarde.

 

Fonte: STIMMMESL

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =