Programa oferecerá formação em mecatrônica para estudantes da rede municipal de SL

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STMMMESL) participou do lançamento do Programa Senai LAB – Trilhas de Aprendizagem, no último dia 4 de dezembro. O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zaira Hauschild e contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi, do titular da Smed, professor Ricardo Luz, do titular da Sedettec, Juliano Maciel, do diretor regional do Senai, Carlos Trein, além da comunidade e equipe da escola.

O programa é uma parceria entre a gestão municipal e o Senai São Leopoldo. O curso será desenvolvido no Centro de Formação Profissional do Senai Lindolfo Collor, situado na avenida Getúlio Vargas, 3239, bairro Vicentina. Em 2024, serão disponibilizadas gratuitamente até 450 vagas de formação inicial em mecatrônica para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e da etapa final da Educação de Jovens de Adultos (EJA) da rede municipal de educação.

Trata-se de uma trilha de aprendizagem pois a capacitação abrange 4 módulos que totalizam 192 horas. São eles: Preparação para o Mundo do Trabalho, Mecânica Industrial, Sistemas de Controle de Automação e Tecnologias da Indústria 4.0. Tem como objetivo proporcionar educação profissional e tecnológica, gerando novos conhecimentos e perspectivas com orientação, inclusive, para o ingresso no mercado de trabalho.

 

 

O prefeito Ary Vanazzi destacou que o curso vai dar oportunidade para os jovens. “É um momento muito importante para cada um desses alunos. A possibilidade de participar deste curso vai abrir horizontes e poderá ajudar a seguir um caminho profissional”, afirmou.

O programa é uma conquista da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, que tem o STIMMMESL como uma das entidades integrantes. Instituída por meio do decreto nº 10.017 da Prefeitura de São Leopoldo em dezembro de 2021, a iniciativa visa recuperar e revitalizar o setor industrial de São Leopoldo. Além da Prefeitura, a Câmara Temática da Indústria é composta pela Câmara de Vereadores, 15 sindicatos da Indústria e dos Trabalhadores de São Leopoldo, Novo Hamburgo e região, ACIST-SL, FTMRS, CNM-CUT, Unisinos, IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, Escola Técnica Mesquita, SENAI, SESI e SEBRAE, além de outros atores que participam de forma eventual.

Fonte: STIMMMESL com informações da PMSL
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =