Com palestras e confraternização, trabalhadoras celebram o Dia das Metalúrgicas no STIMMMESL

Dezenas de trabalhadoras da região participaram da Tarde das Mulheres, que aconteceu no sábado (20), no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL). A atividade foi em homenagem ao Dia da Metalúrgica, celebrado em 21 de abril, e a programação foi composta por palestra, momentos de autocuidado, café e confraternização, presença de parceiros do STIMMMESL que divulgaram e oferecerem seus serviços.

 

 

A violência contra a mulher foi o tema da palestra com a assistente social do Centro Jacobina, Mara Sallin. Ela iniciou com um resgate histórico de como os direitos básicos das mulheres foram tardios e isso demonstra “que a violência de gênero é enraizada na sociedade e indica a dificuldade da luta das mulheres.”

Mara ressaltou que a Lei Maria da Penha tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006. “É um avanço e referência para a legislação em outros países”, contou. De acordo com ela, a violência psicológica é a mais sofrida pelas mulheres e também a mais difícil de ser identificada. “É uma violência sutil, muitas vezes aparece como brincadeira, questionamento, mas que tem outras nuances, como ameaças, por exemplo”, disse.

 

 

Por fim, a assistente social falou sobre o Centro Jacobina de São Leopoldo que é um espaço dedicado ao acolhimento, atendimento, proteção e apoio às mulheres vítimas de violência. A casa oferece atendimento e acompanhamento psicossocial e orientação jurídica. O serviço é gratuito e disponível presencialmente das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para situações de urgência, é possível entrar em contato pelo whatsapp (51) 99788-3212.

 

 

Após, a massoterapeuta humanizada do Odara Coworking de Cuidados, Caren Buffleben falou sobre o tema “Mulheres estressadas X dor na cervical.” Com dicas e exemplos de exercícios que podem ser realizados ao longo do dia, ela ensinou como as mulheres podem diminuir as tensões nesta região do corpo.

“Além da sobrecarga de responsabilidades que acarreta mulheres de todas as idades, essa tensão também é oriunda da cultura que sempre nos silenciou, que nos ensinou a aguentar tudo caladas. A dor na cervical, na região do pescoço também é por tudo que nós, mulheres, deixamos de falar e de expressar, de emoções reprimidas”, garantiu Caren.

 

 

Diretoras do Sindicato foram homenageadas

A programação da tarde foi intercalada por músicas que ressaltam a força das mulheres, chamadas pelas diretoras do Sindicato. Ainda na abertura da atividade, diretora do STIMMMESL, Erenita Fernandes dos Anjos recitou o poema “Colcha de Retalhos”, de Cora Coralina.

 

 

Antes da confraternização, a secretária de Prevenção e Saúde do Trabalhador do Sindicato, Simone Ribeiro Peixoto, afirmou que a atividade foi em homenagem ao Dia das Metalúrgicas, “mas é sobretudo sobre todas nós, mulheres.” Ao final, a metalúrgica aposentada e integrante do Conselho Fiscal da entidade, Sirlei de Moura Vieira leu uma mensagem final de agradecimento e empoderamento.

 

 

Neste momento, as dirigentes foram surpreendidas pelas trabalhadoras que homenagearam as sindicalistas com flores, ressaltando a importância do trabalho que é feito por elas, dentro das fábricas e na direção da entidade. Emocionadas, as diretoras agradeceram a presença e o apoio de todas as mulheres da categoria.

Após, as participantes aproveitam para se confraternizar com um farto café que foi servido e aproveitaram os serviços dos parceiros do STIMMMESL, como massagens, dicas de maquiagem e consultoria de produtos de beleza. Durante toda a tarde, os filhos e filhas das trabalhadoras contaram com recreacionistas e brinquedos infláveis para se divertirem.

 

 

O presidente do Sindicato, Valmir Lodi, fez uma saudação no começo da tarde. Dirigentes mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e dos sindicatos de Canoas e de Porto Alegre prestigiaram a atividade.

 

 

Fonte: STIMMMESL

Fotos: Renata Machado e divulgação (STIMMMESL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 6 =