Iniciou hoje a II edição do ciclo de estudos sobre saúde e segurança no trabalho, promovido pelo Sindicato

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região e cipeiros das fábricas da base da entidade, participaram da abertura da II edição do “Ciclo de estudos: saúde e segurança no trabalho no Vale do Rio dos Sinos.” A atividade acontece durante toda esta segunda-feira, 08, na sala Ignacio Ellacuría, no Instituto Humanitas, na Unisinos.

 

O objetivo é realizar um processo de formação em saúde e segurança no trabalho, em vista da sua melhoria na vida dos trabalhadores, no ambiente das empresas e no contexto da região.

 

De acordo com o secretário de Formação do STIMMMESL, Genilso Vargas, há muitas distorções culturais e políticas dentro das CIPAS, por isso, a importância dessa atividade.

“Esperamos conscientizar os trabalhadores cipeiros da nossa base para realizarem melhor a sua tarefa dentro das CIPAS, ampliando a qualidade do entendimento e da atuação na saúde e segurança do trabalho”, afirma ele.

 

Iniciando a atividade, a professora Marilene Maia recepcionou os participantes, lembrou o sucesso da primeira edição e explicou como funcionará o Ciclo de estudos. “Precisamos nos reconhecer como sujeitos, mapear a nossa região para, a partir de então, atuarmos com mais qualidade”, disse ela.

 

Mapeamento

Neste primeiro dia, todos os participantes se apresentaram para iniciar o mapeamento de atuação no Vale dos Sinos.

 

As concepções e realidades da saúde e da segurança do trabalho no país, estado e região, as políticas e legislação sobre o tema serão os temas abordados neste inicio de curso.

 

Os dirigentes do Sindicato que já realizaram a I edição deram as boas vindas aos novos participantes e ressaltaram a importância da atividade para qualificar as CIPAS e o ambiente de trabalho.

 

Representante do Ministério Público do Trabalho e do CEREST também participam da Ciclo.

 

II edição

Após uma experiência inédita e bem sucedida em 2015, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região e a Unisinos promovem a II edição. “Essa preocupação que o Sindicato tem com a saúde do trabalhador vem ao encontro do trabalho desenvolvido pelo ObservaSinos”, ressaltou a professora.

 

No período de hoje ha 9 de setembro será realizada a sistematização de aprendizagens, com atividades à distância. No dia 15 de setembro, haverá a palestra “O mundo do trabalho, os modos de vida dos (as) trabalhadores (as) e a saúde”. A cerimônia de encerramento e entrega dos certificados será no dia 23 de setembro.

 

A atividade é promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo em parceria com o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos (ObservaSinos), programa do Instituto Humanitas Unisinos (IHU), Federação dos Metalúrgicos do RS, Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) e o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador da Região do Vale do Rio dos Sinos e Canoas – CEREST.

 

Fonte: STIMMMESL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 5 =