Cúpula do Clima: “Vocês roubaram meus sonhos e infância”, diz Greta Thunberg
Adolescente sueca acusou os líderes mundiais de terem traído sua geração através da falta de ação diante do aquecimento global
A adolescente ativista Greta Thunberg se dirigiu ao plenário da cúpula do clima na ONU na segunda-feira (23) e acusou os líderes mundiais de terem traído sua geração através da falta de ação diante do aquecimento global. A Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) começou no sábado (21) , com a presença de ao menos 500 jovens para discutir o futuro do planeta. Uma delas é a ativista sueca, de 16 anos, que velejou do Reino Unido a Nova York para discursar na abertura do encontro.
— Vocês vêm até nós, os jovens, em busca de esperança. Como ousam? — criticou. — Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias, mas eu sou uma sortuda. Pessoas estão sofrendo, pessoas estão morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso — acusou.
Disse ainda, com a voz trêmula, ao ler seu discurso:
— Eu não deveria estar aqui, deveria estar na escola, do outro lado do oceano. Mas os jovens estão começando a entender a traição de vocês.
A brasileira Paloma Costa Oliveira, 27 anos, foi convidada pela ONU para compor a mesa de abertura junto ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e à adolescente sueca Greta Thunberg, que criou as greves estudantis pelo clima.
Ambientalista e estudante de Direito da Universidade de Brasília, Paloma é coordenadora de clima da ONG Engajamundo, formada exclusivamente por jovens de até 29 anos e voltada à capacitação para o ativismo climático.
A Cupula foi organizada por Autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) e recebeu a partir do dia 21/09 representantes de 60 países em Nova York. Segunda-feira foi considerado o dia de encerramento e contou com outras falas além do discurso da ativista sueca.
O presidente da França, Emmanuel Macron, falou brevemente sobre a atuação do Brasil na defesa do meio ambiente. O mandatário francês citou o Brasil como um risco e lamentou a ausência de representantes brasileiros no encontro. Na reunião, Macron anunciou a liberação de cerca de US$ 500 milhões em ajuda financeira para proteção de florestas tropicais, inclusive a Amazônia.
O papa Francisco disse que os compromissos globais para combater a crise climática “ainda são muito frouxos” e questionou se há uma “verdadeira vontade política” para responder à emergência do clima. O pontífice participou por videoconferência na Cúpula do Clima, que acontece em Nova York nesta segunda-feira (23), mas sua mensagem foi interrompida por problemas técnicos.
Donald Trump, chegou de surpresa no auditório da ONU onde aconteceu a Cúpula do Clima na segunda. Trump não havia confirmado presença anteriormente. Sua ausência era um dos pontos mais comentados na reunião, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Trump chegou durante o discurso do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e ouviu a fala da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, antes de deixar o auditório.
No discurso de abertura do encontro, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres disse que “estamos perdendo a corrida da emergência climática, mas ainda podemos vencê-la”. Ativistas que cobram mais ações de políticos americanos para combater as mudanças climáticas, interditaram ruas importantes da capital dos Estados Unidos na segunda, chamando atenção para a cúpula do clima.
Link para a fala de Greta: https://www.youtube.com/watch?v=Re1Srw1WO0g
Fontes: G1, El pais e Poder 360.