Trabalhadores da Delga retornam às atividades com jornada reduzida

Após a suspensão do contrato devido à pandemia do novo coronavírus, os trabalhadores e trabalhadoras da Delga, de São Leopoldo, retornam às atividades nesta quarta-feira (3). Porém, com concessão de férias para 80 trabalhadores e redução da jornada para o restante. O acordo foi assinado com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) na segunda-feira (1º) e é válido por 60 dias.

Por se tratar de medida excepcional e considerando as medidas de proteção impostas pelas autoridades públicas em relação à pandemia do Covid-19, a empresa manterá apenas o número necessário de trabalhadores para viabilizar o funcionamento de parte das atividades.

Por isso, serão dois turnos de trabalho, em alguns dias específicos da semana conforme definido pela empresa. Um das 7h às 13h e outro das 14h às 20h, não haverá refeição, apenas um café no início do primeiro turno e no final do segundo. Os direitos como a assistência médica e a cesta básica (Cartão Multi Alimentação) serão fornecidos normalmente, durante a vigência do presente acordo.

A redução de jornada e salário deverão respeitar os limites estipulados na Medida Provisória no 936/20, que pode variar entre no mínimo 25% e máximo de 50%, os quais serão definidos pela empresa. O retorno à carga horária normal de trabalho, poderá ocorrer a qualquer momento, conforme a reação de mercado e a necessidade da Delga, e mediante comunicado, com antecedência mínima de dois dias.

Os trabalhadores da Delga retornam ao trabalho após a suspensão do contrato de 60 dias, a proposta havia sido aprovada pelos trabalhadores da empresa, em assembleia realizada dia 6 de abril, no Sindicato. A Delga implantou essas medidas em todas as suas plantas, já que produz peças para a General Motors (GM), que aprovou o layoff de 5 mil trabalhadores, por até quatro meses, desde 14 de abril.

Desde então, como prevê o acordo, os trabalhadores gozam de estabilidade pelo mesmo período de vigência dessas medidas.

 

Fonte: STIMMMESL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 16 =