Delegação do Sindicato marca presença no 11º Congresso da CNM/CUT

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) participam do 11º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da CUT (CNM/CUT) “Reconstruir o Brasil de forma sustentável e humanizada com trabalho decente, soberania, renda e direitos”, que encerra hoje (11), no Hotel Mônaco, em Guarulhos, São Paulo.

A atividade iniciou na terça-feira (9) e logo na abertura elegeu o metalúrgico gaúcho, e da base do STIMMMESL, Loricardo de Oliveira como novo presidente da Confederação. Metalúrgico há mais de 25 anos, ele é trabalhador da Metalúrgica Limpar Serviços Técnico, em Campo Bom. Seu primeiro emprego foi como ajustador de peças. Em 1991 entrou para a direção do STIMMMESL, onde construiu sua trajetória até chegar na CUT-RS em 2006. Em 2011, foi eleito para a diretoria da CNM/CUT, para seis anos depois substituir João Cayres na secretaria geral da entidade, cargo que mantinha até esse congresso.

“Para nós, de São Leopoldo e Região, é muito importante termos eleito o companheiro Loricardo”, afirma o presidente do Sindicato, Valmir Lodi ao destacar que o dirigente é “cria do nosso Sindicato e se projetou na CUT-RS e depois na Confederação.”

“Loricardo já ocupou espaços importante e é um companheiro reconhecido nacionalmente. Além disso, ele à frente da CNM/CUT trará políticas e demandas importantes para o nosso Sindicato e para a região”, acredita Valmir.

A secretária de Prevenção e Saúde do Trabalhador, Simone Peixoto acredita que a CNM/CUT é a base para os sindicatos fazerem a luta pelos trabalhadores. “No congresso estamos tirando resoluções para seguirmos fazendo o trabalho de defender a categoria, com trabalho decente, renda e diretos.”

Simone integra a direção que foi eleita no evento e conta que está gestão teve mais inclusão de mulheres, principalmente na executiva da entidade. “Isso vem do trabalho de base das diretoras e do apoio dos sindicatos e das federações. O trabalho feito também pela secretaria de gênero da CNM foi muito importante pra empodera e fortalecer as mulheres que agora fazem parte dessa nova direção”, declarou ela.

Dirigente do STIMMMESL e trabalhador da Taurus, Carlos Eduardo Saraiva Sousa ressalta a grandeza do Congresso ao ter a oportunidade de acompanhar e aprender com os que estão há mais tempo no movimento. “Estamos tendo acesso a muito conhecimento, espero que a nova direção siga nesse caminho, nos ajudando a evoluir cada vez mais na luta por mais direitos.”

Além deles, os diretores Jaques Soares da Silva, Alexandre Rosa da Rocha, Roni do Carmo Rodrigues e Alexandro da Silva Braga também participaram da atividade, que entre outras pautas, debateu indústria, trabalho e direitos.

 

Fonte: STIMMMESL com informações da CNM/CUT

Foto: Renata Machado (STIMMMESL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 12 =